O coração de Ivan Lopes está apertado. Faltam poucos dias para ele deixar o comando da cozinha do Restaurante Terra Madre, onde esteve nos últimos sete anos, praticamente construindo ali todo o conceito de grande chef na gastronomia paranaense.
Conversamos ontem à noite, durante o evento da Grand Cru. Foi ele o chef responsável pelo cardápio para harmonizar com os ótimos vinhos da Koyle. Combinação irretocável, diga-se, como já seria de se esperar com o talento do grande cozinheiro, que daqui uns dias estará tratando das coisas de seu próprio restaurante, especializado em cozinha brasileira contemporânea.
E o aperto de Lopes só não é tão grande por conta da solução encontrada por Raphael Zanette e Isabela Freiberger, sócios-proprietários do Terra Madre para substituí-lo. Nada mais que o seu ex-parceiro, seu sous-chef de uns tempos atrás, Lenin Palhano, premiado como “Chef Revelação – Talento Jovem” pelo Prêmio Bom Gourmet 2010, e que já de algum tempo vinha respondendo pela cozinha do C La Vie, o outro restaurante do grupo em Curitiba.
Pois de agora em diante Terra Madre e C La Vie terão o comando e a orientação de Lenin Palhano, que passa a ser o novo chef executivo do grupo Vino!, dividindo sua presença física entre uma casa e outra, uma a cada semana. Como já fez Rodrigo Martins, nos primeiros anos de existência do Terra Madre, e mais tarde o próprio Ivan Lopes, que pulava de um restaurante para o outro conforme a conveniência.
Em suas novas funções, Palhano será agora responsável pela manutenção e pelo desenvolvimento dos cardápios e coordenação das equipes.
O chef
Lenin Palhano é londrinense e se mudou para Curitiba com o objetivo de estudar gastronomia. Começou a carreira há sete anos, “lavando pratos”, como lembra, bem-humorado, numa rede de massas fast food. Depois passou pela Expand e então ingressou no Terra Madre. Lá, iniciou como auxiliar de cozinha, passou pela função de garge manger e por dois anos atuou como subchefe da cozinha, ao lado de Ivan Lopes. Em paralelo à atuação prática, também se formou em gastronomia nas faculdades Opet.
Nos últimos tempos o jovem cozinheiro também entrou aqui para a turma da casa, assinando o blog Na cozinha de Lenin Palhano, no qual fala um pouco de suas peripécias no fogão e na escolha de alguns ingredientes. Dias atrás, aliás, levantou grande polêmica quando exibiu uma cabeça de porco, apresentando-a como sua refeição (aliás, acedo com ele, é uma delícia!), com a qual alguns mais ortodoxos, digamos assim, não concordaram.
Pois ele é assim. Arrojado, criativo, mas com a cabeça no lugar para dirigir um restaurante da responsabilidade do C La Vie, agora ganha mais energia para assumir a nova função. Aos 26 anos, apenas isso.
=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; assista ao Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Policiais apontados por delator morto são presos por suposto envolvimento com PCC em São Paulo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS