Com a previsão do tempo anunciando sol para o fim de semana, nada como poder escolher um evento ao ar livre, com bom astral e boa comida. Acontece neste sábado (28), no restaurante rural da Salumeria Monte Bello, o encerramento do II Festival Mar e Monte, que enfatizou a combinação de sabores durante todo o mês de setembro.
Durante todo mês, os restaurantes A Ostra Bêbada, Central do Abacaxi e Porcadeiro servem pratos combinando embutidos e frutos do mar. Muito comum em terras mediterrâneas, esta combinação serviu de inspiração para o Festival, aqui utilizando os ingredientes da Serra do Mar do Paraná, além da banana, do palmito pupunha, temperos e até costumes regionais.
Para o encerramento, uma grande celebração irá acontecer no restaurante rural da Salumeria Monte Bello, no pequeno paraíso em meio à Mata Atlântica. Os chefs Marcelo Empinotti (Monte Bello) e Lucas Cintra (Ostra Bêbada) serão responsáveis pela criação do menu especial.
Além da já consagrada mesa de antepasto, com os embutidos da Monte Bello, queijo e pão artesanal, as estrelas do almoço serão o Porco Moura à paraguaia (desossado e assado inteiro) e muitas ostras de Guaratuba, combinadas com o Lardo da Graciosa (também feito de Porco Moura pela Monte Bello).
Outros acompanhamentos serão elaborados com os ingredientes dos produtores agroecológicos da região de Quatro Barras, conforme a proposta do restaurante, que há quatro anos trabalha com a proposta de valorização dos alimentos da Serra do Mar.
Esta será a 33ᵃ edição desses almoços ao ar livre. A ideia surgiu em 2016, em princípio para atender a demanda de pessoas interessadas na produção dos embutidos. De lá em diante só cresceu, mantendo a proposta inicial de fortalecer a rede de produção de alimentos da Serra do Mar, com foco em quem está na Estrada da Graciosa produzindo de forma agroecológica.
A ideia de convidar um chef a cada almoço foi justamente de aproximar os cozinheiros da cidade e os produtores rurais. A partir de 2017 os almoços passaram a ser mensais, o que ocorre presentemente.
Para esta edição, os ingredientes chegarão de Guaratuba, Morretes, Piraquara e Quatro Barras, valorizando os alimentos e os produtores rurais da Mata Atlântica.
O custo por pessoa será de R$ 98. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, R$50. No valor estão inclusos a entrada dos antepastos, todos os pratos quentes, sobremesa, sucos, água e café. Bebidas alcoólicas serão cobradas à parte e a casa não cobra rolha.
As reservas devem ser feitas com antecedência, pelo fone (41) 99722-0209, mediante depósito antecipado.
Salumeria Monte Bello
Av. Dom Pedro II, 6457 - Quatro Barras
Para chegar ao local, digitar “Salumeria Monte Bello” no Waze ou no GoogleMaps.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Não é só “adeus, Disney”: como o dólar alto afeta sua vida e a economia
Alexandre de Moraes transforma liberdade de Daniel Silveira em nova punição; acompanhe o Sem Rodeios
PEC de deputados que corta o triplo de gastos ainda busca assinaturas para tramitar
Preço da carne deve subir de novo, e por um bom tempo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS