O Bistrot L’Épicerie volta do recesso de fim de ano com novidades. O restaurante reinicia suas atividades nesta sexta-feira (06), lançando um menu especial de verão, o Menu Soleil, uma homenagem aos sabores do norte da África – que, por conta de ex-colônias francesas, têm muita influência nos temperos do país.
É uma bela viagem do chef Gustavo Alves por algumas experiências teoricamente inusitadas para um bistrô de cozinha clássica francesa. Mas Gustavo é um eterno pesquisador, apaixonado pela cozinha e pela descoberta de sabores (até comida molecular já executou, pelo para ver como seria na prática) e entendeu ser interessante mesclar algumas novas nuanças do cardápio que o restaurante tem apresentado.
E deu muito certo. O Menu Soleil começa com a Salade Marrocaine, uma salada preparada com vinagrete de especiarias, mini rúcula, grão-de-bico, pimentão vermelho, berinjela, pepino e hortelã. Esse vinagrete, chamado de Harissa, é preparado com azeite, limão, semente de coentro, cominho em grão, semente de erva-doce, pimenta dedo-de-moça, alho, pimenta caiena, sal e mostarda Dijon. Uma agradável mistura de sabores e texturas, tornando a entrada bem interessante com apreciável frescor.
De prato principal, cordeiro, carne jamais servida na casa, embora fosse uma vontade antiga do chef. A ideia de um menu temático que homenageia o norte da África foi a ocasião perfeita para essa inclusão. Assim, entrou como o prato principal dessa sequência, o Tajine d’agneau. Tajine é tanto um prato típico de diversos países dessa parte da África – um guisado de carnes e legumes – quanto da panela em que é cozido e servido, de barro terracota, com uma abertura em cima, feito chaminé.
No caso do L’Épicerie, o cozimento do pernil do cordeiro foi em panela normal, mas bem lentamente e em baixa temperatura. É servido em molho ras el hanout (uma mistura de especiarias que varia conforme o cozinheiro e que aqui leva semente de coentro, pistilos de açafrão, canela, cardamomo, cravo, noz-moscada, gengibre e cúrcuma), com ameixas, amêndoas e couscous marroquino. Para o preparo do molho do cordeiro, além desse mix de especiarias, foram acrescidos demi-glace de carneiro e mel.
Muito apetitoso e com os temperos na medida certa, sem o risco de passarem por cima do sabor da carne de cordeiro. O toque da demi-glace da carne de carneiro – e não de boi, a tradicional – enfatiza ainda mais o paladar final.
Para sobremesa, uma releitura do clássico Crème brûlée. Nessa versão, é preparado com água de flor de laranjeira, canela e mel, que mexem sensivelmente no sabor e causam intrigante surpresa a quem está acostumado apenas com pequenas variações da receita tradicional.
O Menu Soleil completo está disponível no cardápio ao custo de R$ 92,00 + serviço.
Bistrot L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho
Fone: (41) 3079-1889 (reservas após às 16h)
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião