Desde fevereiro deste ano (registrei, na ocasião), a Salumeria Monte Bello abre as portas de seu restaurante rural um sábado ao mês, oferecendo o melhor da cozinha regional. A cada almoço, um chef é convidado para cozinhar junto com Marcelo Empinotti, responsável pela cozinha e pela produção dos embutidos da Monte Bello, a elaborar um menu sazonal para acompanhar os embutidos que são produzidos e servidos ali. Por isso, o menu de cada almoço é único.
E a próxima edição será exatamente neste sábado (10) e a cozinheira convidada é Luana Hernandez, mineira estabelecida em Curitiba há cerca de 1 ano e que trabalha com eventos. Luana e Marcelo irão elaborar, a quatro mãos, um cardápio de influência mineira, porém inovando com ingredientes da Serra do Mar paranaense.
Além do já tradicional bufê de embutidos, o almoço terá, de entrada, um Creme de aipim com codeguim e couve e, a seguir, sabores mineiros e paranaenses, com tutu, bacon, costela assada, pinhão e outras delícias, servidos no fogão à lenha. De sobremesa, vários tipos de doces bem brasileiros, como ambrosia, doce de abóbora, compota de laranja kinkan e mais alguns. Serão vários doces, acompanhados de queijo artesanal.
A chácara que abriga a Salumeria conta também com horta própria, árvores frutíferas, erva-mate, além de muitas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Muito do que é utilizado nos almoços sai do próprio local, fortalecendo os princípios da filosofia “quilômetro zero”, de prestigiar os produtos e o terroir do entorno. Outros itens chegam da Região Metropolitana de Curitiba, reduzindo as distâncias percorridas pelos alimentos até a mesa do restaurante.
O almoço custa R$75 por pessoa, com direito a desfrutar da belíssima paisagem o dia todo e também do bufê livre – mesa de antepasto com vários embutidos da Monte Bello -, acompanhamentos sazonais, suco de fruta da época, mate e água inclusos. Cerveja e vinho são vendidos à parte, mas não é cobrada rolha para quem quiser levar seu próprio vinho.
(Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, o valor é de R$45.)
A Salumeria Monte Bello fica no município de Quatro Barras, bem no início da Estrada da Graciosa, em meio à Serra do Mar, antes de entrar naquele trecho mais conhecido, da descida da serra. A região é declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, com grande parte de mata e biodiversidade nativas preservadas.
Para chegar, basta inserir o nome da salumeria no Waze que o melhor caminho imediatamente aparece.
E, e uma boa notícia para completar e aumentar a expectativa de ótimos momentos: de acordo com previsão do Simepar, essa chuva que nos incomoda vai perdurar até sexta-feira. O sábado será de sol.
O almoço será servido às 12h30.
Informações e reservas: (41) 99225.7239 ou vendasmontebello@gmail.com.
Bairro Campininha – Avenida Dom Pedro II, 6457 – Jardim Pinheiros, Quatro Barras
Fone: (41) 3107-1030
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; assista ao Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Policiais apontados por delator morto são presos por suposto envolvimento com PCC em São Paulo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS