E lá se vão cinco anos. Naquele outubro de 2013, registrava aqui a inauguração de um novo restaurante em Curitiba, todo voltado para a comida brasileira. À frente da casa, o premiado chef Ivan Lopes, consagrado por sua passagem duradoura pela cozinha do Terra Madre e que agora enfrentaria o novo desafio, dando uma grande guinada em sua carreira.
Não que não fosse do ramo e que não tivesse os sabores nacionais em seu repertório. Afinal de contas, desde o Nordeste, de onde veio, passando pelo Rio de Janeiro, as raízes familiares levavam a isso. Mas a virada seria interessante e o chef já vinha dando algumas pistas de desejar passear pelo Brasil em alguns eventos especiais no próprio Terra Madre: a começar pelo filhote, o peixe amazônico que entrou no menu de sotaque italiano. E ainda a contar nos festivais de outros peixes do Norte e de carnes de caça, tipo queixada, paca, javali, capivara e cateto, entre outros.
Mesmo com a linha básica mantida, muita coisa mudou nesses anos. Primeiro, que a proposta inicial continha Mukeka como destaque no nome da casa, não necessariamente no cardápio. Havia moqueca, mas nada especial, apenas por ter. Com o passar do tempo ganhou espaço, pois havia clientes que não entendiam como não haver moquecas no Mukeka.
Uma segunda transformação – um upgrade, eu diria – foi quando o chef Ivan Lopes retornou à sociedade, depois de permanecer um tempo fora. Retornou renovado, com adrenalina em alta e foi dar um giro pela península Ibérica para assimilar ideias e conceitos. Foi no ano passado, quando acrescentou alguns sotaques ao menu – confira aqui –, sem mexer na linha mestra da proposta.
Aí ficou completo e o restaurante levantou voo novamente, planando sobre a incessável inspiração do cozinheiro. Que, diga-se, conta com todo o aval de seu parceiro e sócio, Fabrício Dantas, um empresário com sensibilidade para saber superar os obstáculos que insistem em surgir a todo instante na trajetória de um restaurante.
Comemorando aniversário
A ideia seria nem comemorar, apenas ir levando. Mas aí, internamente, cada um dos envolvidos no sucesso do empreendimento começou a ter aquele formigamento a justificar um brinde ou algo mais. E veio justamente o algo mais: um jantar especial, com pratos que não constam do cardápio regular do Mukeka, para ser servido nesta quinta-feira (18) aos clientes e amigos da casa.
A ser servido já a partir das 19h30, começa com um Ceviche de peixe branco, salada de abacate e batata-doce, a entrada bem tropical. O primeiro prato, do mar, Peixe do dia, arroz negro e tucupi com leite de coco e, a seguir, o segundo, da terra, a Bochecha de Angus ao molho Roti, purê de cará e carvão vegetal.
De sobremesa, Mousse de chocolate 70% com cupuaçu e nibs de cacau.
O valor a ser cobrado por pessoa parece um daqueles anúncios de grandes lojas populares, “quem ganha o presente é você”. Pelos itens será cobrado a importância de R$ 80, para passar mesmo o espírito de festa. Bebidas à parte, claro.
Uma boa e saborosa chance de brindar ao sucesso do Mukeka e para desejar outros tantos anos de êxito e inspiração.
Ah, sim, recomenda-se reservar antecipadamente, pois a procura deve ser grande.
Mukeka Cozinha Brasileira
Fone: (41) 3156-3028
Rua Machado de Assis, 417 – Juvevê
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br