Carne de Onça em porção individual do gastrobar Será o Benedito?, uma das assinaturas da casa.| Foto: Mikhael Treska Photography
Ouça este conteúdo

Admiro as pessoas que enfrentam as dificuldades de frente. Mais ainda: ousam desafiá-las, apostando em seus valores e em suas intuições.

CARREGANDO :)

Luiz Maurício Fontana é um desses casos. Cozinheiro de mão cheia, chef formado em Gastronomia na PUC-PR, sommelier na ABS/PR e um dos principais baluartes da Confraria do Armazém (atualmente em recesso), ele está empreendendo e investindo em plena pandemia.

Poderia muito bem ter ficado sossegado sobre o sucesso de seu gastrobar Gordo & Magro (com o sócio Marcos Teixeira, o magro), um dos campeões de sabores dentre os que se destacam pela gastronomia de boteco diferenciada. Poderia, sim, mas daí não seria o Gordo que eu conheço.

Publicidade

E nessas de garimpar novas possibilidades veio a chance de tocar um novo empreendimento, o bar Mas Será o Benedito?.  Quer dizer, não tão novo assim, pois já funciona há 14 anos e já teve até outro nome, Terceira Aula, uma referência à sua localização, colado com a Faculdade de Direito de Curitiba, no Rebouças. Reduto frequentado não só por professores e estudantes, mas também por figuras públicas, como políticos, jogadores de futebol, músicos da cidade e a memória da casa registra a impagável presença, um dia, de Gabriel O Pensador.

Há seis anos, quando foi adquirido pelos sócios Roberto Klinger e Karine Kauling, houve a mudança de nome do bar, que vem se estendendo até hoje.

A pandemia e o consequente fechamento da faculdade para as aulas presenciais chegaram com efeito nefasto. E se o cenário do país mudou, do bar não poderia ser diferente.

Mas, guerreiro como é, Luiz Maurício Fontana, entrou para a sociedade e resolveu enfrentar a crise de frente. Na contramão do processo esse boteco ganha reforços e volta a ter mudanças significativas. Tudo para manter as portas abertas e olhos para a pós-pandemia.

O Benezão, um super-sanduíche, com 300g de carne e acompanhamentos. | Foto: Foto: Mikhael Treska Photography
Publicidade

A primeira mudança seria natural, passou de bar para um gastrobar. Está com o cardápio todo modificado e repleto de sanduíches, hambúrgueres, petiscos e comidinhas de boteco. Todos assinados por Fontana, receitas que ele faz questão de elaborar, criar e produzir pessoalmente. A produção artesanal é, com certeza, sua marca na comida de boteco.

E, como eu já afirmei acima, de comida de boteco ele entende. Além de suas criações no Gordo & Magro, já teve seus pratos diversas vezes finalistas na categoria Sabor Popular do Prêmio Bom Gourmet, foi vice-campeão do concurso Comida de Boteco em 2017 e participou do reality no programa da Ana Maria Braga - Fecha a Conta , onde também foi vice campeão.

Torresmo de rolo, com 350g da barriga de porco crocante, servido acompanhado de fatias de limão e uma goiabada de pimenta feita ali mesmo.| Foto: Foto: Mikhael Treska Photography

O novo cardápio

Com todo esse lastro, partiu para a criação. Algumas porções e alguns sanduíches ganharam nomes de ditos populares brasileiros, como o próprio nome do bar, ou abreviaturas do nome, como Benê (pão, 100g de hambúrguer, queijo e maionese artesanal), Benedito (pão, 150g de hambúrguer, queijo, bacon, salada e maionese artesanal) e o Benezão (com dois hambúrgueres de 150g e os mesmos complementos). E aí os nomes dos tais ditos: Caiu na rede é peixe (porção de 400g de tilápia), Amigo da onça (carne de onça, 100g, porção individual) ou Cutucando a onça com vara curta (carne de onça, 300g, porção família).

Publicidade

Alguns pratos ainda não foram batizados e aí talvez seja até possível aceitar sugestões dos clientes para tal. Como Sanduíche de carne de panela desfiada, com maionese, queijo, verdes e batatas fritas. Tem a versão branca, com pernil desfiado. As porções também podem ser de frango com polenta, aipim, calabresa, batata frita ou bolinhos de carne – de 500g cada. Ou juntar tudo isso no que a casa chama de Picada, de 2 kg. A Picada branca tem frango, tilápia, aipim e batata frita, enquanto a Picada vermelha é composta por calabresa, bolinho, aipim e batata frita.

E um grande charme de sabor e apresentação, que é o Torresmo de rolo, com 350g da barriga de porco crocante, servido acompanhado de fatias de limão e uma goiabada de pimenta feita ali mesmo.

Picada branca, porção de 2kg, com quatro sabores: fritas, frango, tilápia e aipim.| Foto: Foto: Mikhael Treska Photography
Picada vermelha: porção de 2 kg, com fritas, bolinho de carne, calabresa e aipim. | Foto: Foto: Mikhael Treska Photography

Festival Pão com Bolinho e delivery

Publicidade

Especialmente para o 12º Festival Pão com Bolinho – neste ano em versão delivery, que começou com o mês e vai até o dia 20 –, o gastrobar apresenta o Dito Bolinho, a versão da casa para o Pão com bolinho. O tradicional sanduíche de sotaque curitibano tem pão macio, maionese de wasabi e sunomomo (o pepino agridoce japonês) para escoltar o bolinho de carne, o mesmo que é servido em porções, feito de um blend de dianteiro bovino, tempero especial da casa à base de cebola e especiarias.

A porção de Bolinho de carne, que, no pão, participa do Festival do Pão com Bolinho. | Foto: Foto: Mikhael Treska Photography

E o festival reforça justamente a segunda grande mudança no conceito da casa, o delivery, que já vinha forte nas últimas semanas. Além de trabalhar com várias plataformas, o Será o Benedito? tem seu próprio delivery, através do WhatsApp de número (41) 99518-8906, com todo o cardápio da casa à disposição.

O espaço físico é bem interessante. Fui lá conhecer. É enorme, daria até pra se jogar futsal num canto lá do fundo. O salão é grande, com as mesas espaçadas, conforme recomenda o protocolo dos dias atuais. Tem algumas mesas de sinuca e até uma churrasqueira para o cliente organizar seu churrasco.

Enfim, o Será o Benedito? Gastrobar é um lugar que reúne tudo que se espera de um boteco: muitas opções de cervejas trincando, chope na caneca gelada, drinques dos mais variados, cardápio com porções autorais, preço honesto e um altíssimo astral que parte dos proprietários e funcionários do local.

Publicidade

Funciona de segunda à sábado, das 17h às 23h, para atendimento presencial. Para delivery, de segunda a sábado das 18h às 23h.

É tudo de bom!

Sanduíche de pernil, com queijo, verde, maionese e batata frita. | Foto: Foto: Mikhael Treska Photography

Será o Benedito? Gastrobar

Rua Doutor Pamphilo D'Assumpção, 128 - Rebouças

Publicidade

Fone: (41) 99518-8906

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

Publicidade

E-mail: a-teos@uol.com.br