Momento único para os gourmets, gourmands e privilegiados pela oportunidade de experimentar uma clássica combinação de champagne e (boa) comida francesa.
Acontece nesta segunda-feira (13) um jantar para marcar na memória e na história da gastronomia curitibana. O bistrô L’Épicerie e a Maison Veuve Clicquot se uniram para promover uma noite de degustação tipicamente francesa.
Com um jantar de quatro pratos, todos harmonizados com diferentes champagnes Veuve Clicquot, a noite trará uma experiência enogastronômica para poucos. O wine comunicator da Maison, François Hautekeur, será o responsável pelas explanações do jantar, o qual abordará diversas curiosidades e histórias sobre a icônica casa de champagnes.
Para iniciar o jantar, com menu elaborado cuidadosamente pelo chef Gustavo Alves para harmonizar com cada champagne, Ratatouille e seu queijo de cabra, a ser acompanhado de Veuve Clicquot Rich.
A entrada, um Duo de Saumon, interessante combinação entre tartar de salmão com dill e salmão defumado com seu creme temperado, será escoltado pelo champagne Veuve Clicquot Brut Rosé.
O prato principal será Poisson & crevettes, um filé de pescada amarela servida com camarões grelhados, molho holandês e aspargos. A Veuve Clicquot Brut foi a escolhida para harmonizar.
Para finalizar, Crème brûlée de flor de laranjeira, mel e canela, servido com Veuve Clicquot demi-sec, que será decantada pelo wine comunicator François Hautekeur.
Exceto pela sobremesa, todos os pratos são exclusivos para o jantar e não fazem parte do menu da casa.
François Hautekeur
Na primavera de 2004 François Hautekeur ingressou na Maison Veuve Clicquot, como enólogo do departamento de Comunicação de Vinhos. Fez parte do comitê de degustação presidido pelo chef de cave Dominique Demarville, tomando parte ativa na criação das melhores assemblages.
Em 2010, foi apontado pela Maison para gerenciar o dossiê técnico e midiático das garrafas de Veuve Clicquot encontradas no Mar Báltico, o que lhe permitiu degustar todas as 47 garrafas de Veuve Clicquot que estavam submersas desde o século XIX.
Após quase nove anos na Maison Veuve Clicquot, em Reims, na França, Hautekeur foi nomeado Gerente da Comunicação Enológica do Brasil, em janeiro de 2013.
Hoje ele tem a missão de difundir, por todo o Brasil, as marcas de espumantes, champagnes, vinhos tranquilos e destilados do grupo francês, LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton), o primeiro grupo de luxo do mundo.
Reservas e valores
O jantar desta segunda começa às 20h e tem o custo de R$ 260 por pessoa (mais serviço), com direito a todos os pratos, os champagnes e água.
A procura é grande e a expectativa é de todas as mesas disponíveis estarem reservadas com algumas horas de antecedência. Recomenda-se aos interessados não deixarem para manter contato na última hora.
L’Épicerie
Rua Fernando Simas, 340 – Bigorrilho
Fone: (41) 3079 1889 (reservas após às 16h)
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião