Baita orgulho essas meninas nos dão.
Não bastassem estarem entre os primeiros no ranking dos chocolates brasileiros em quase dez anos (tudo isso já?) de existência da Cuore di Cacao, não satisfeitas em estarem produzindo algumas das principais referências da criação nacional, agora Bibiana e Carolina Schneider apresentam um chocolate inteiramente brasileiro.
Sim, da escolha do cacau ao produto final, a linha Ouro Negro, que acaba de ser lançada, com foco da Páscoa que se aproxima, é toda nacional, incluindo matéria prima, equipamentos, insumos e mão de obra. O que parece não representar muita coisa é, no fundo do fundo, um grande avanço e uma quebra de barreira. Isto porque, exceto por alguns pequenos produtores artesanais, nenhum entre os mais conceituados chocolateiros do Brasil utiliza esse processo, utilizando cacau importado na fabricação.
Com a novidade, a Cuore di Cacao se torna uma das pioneiras no processo de produção de chocolate a partir da amêndoa de cacau. As duas irmãs acompanharam etapas importantes no processo de produção, a partir da escolha do cacau brasileiro da melhor qualidade, proveniente do interior da Bahia, passando pela torrefação, fatores que influenciam diretamente no sabor do chocolate. No processo industrial essas etapas não têm esse nível de cuidado, pois os chocolates são feitos a partir da massa pronta de cacau.
Carolina Schneider é a responsável pelo desenvolvimento dos sabores e da composição de cada um dos produtos da Cuore di Cacao. Ela se especializou em cacau e degustação de chocolates no Instituto CIRAD, em Montpellier, na França, e ressalta que a produção a partir da amêndoa exige estudo, detalhe e paciência. Tanto que foi pessoalmente para a Bahia conhecer de perto as plantações, porque queria saber em que condições a amêndoa deixa a fazenda. Junto aos plantadores, fizeram vários testes com sabores e variedades e, depois de muita pesquisa, encontraram o resultado desejado.
Saborosíssimo, diga-se de passagem. Tive a oportunidade de participar de uma degustação da linha que elas denominaram “Ouro Negro”, estrela da Coleção Brasil, que está sendo lançada agora para o período de Páscoa – mas que deverá permanecer no portfólio da marca. “O nome Ouro Negro deve-se ao conceito de agregar valor ao cacau, transformando a matéria-prima em ricas delícias gastronômicas, o que é o grande diferencial das chocolaterias artesanais. Chocolate de nível global, feito com o talento local” – é a definição oficial.
Há duas opções. O chocolate ON.42 é um chocolate ao leite, utiliza 42% de cacau e é feito com cacau fino de uma única variedade, especialmente selecionado de uma fazenda da Bahia e que segue práticas rigorosas de cultivo e pós-colheita. O processo de produção é completamente realizado pela Cuore di Cacao, desde a seleção das amêndoas de cacau, passando pela torrefação, refinamento e conchagem, até as criações finais à venda com exclusividade. O resultado é um chocolate muito cremoso, com notas de caramelo – que remetem às balas toffee -, castanhas e mel. Já o ON.70 é um chocolate amargo, com 70% de cacau, segue os mesmos critérios de seleção e fabricação e resulta numa textura aveludada, com notas de frutas cítricas e castanhas tostadas.
Bibiana Schneider é a designer responsável pelo conceito visual da marca e das embalagens. E caprichou no visual da nova linha de Páscoa, que inclui mais brasilidade, com a combinação entre o chocolate e outros sabores aqui desse torrão, como o cupuaçu (a fruta amazônica) e o cumaru (uma semente das regiões central e norte do país que lembra muito a baunilha e que lá fora, caríssima, é chamada de fava tonka).
Coleção Páscoa
Mas, apesar de todo alarde com a produção do chocolate totalmente brasileiro, a Cuore di Cacao permanece, é claro, investindo nos sabores que consagrou nesses anos todos. Tanto que os ovos de Páscoa fazem referência à cultura brasileira, seus sabores e suas cores. A começar pelo Pé de Moleque, chocolate ao leite com crocante de amendoim; o Meio Amargo, com grué de cacau brasileiro; Meio Amargo, com castanha de caju e Metades de Ovos Recheados, nos sabores cupuaçu, banana com canela, balinha de coco, cumaru, paçoquinha e caipirinha.
Além de kits com três metades de ovos recheadas, que podem ter os sabores escolhidos, a coleção traz kits de chocolates harmonizados com cachaça Premium e Cestas de Páscoa com diversas combinações de produtos para presentear (as cestas em Capim Dourado são produzidas por uma comunidade de Goiás).
Na linha Kids os lançamentos são o ovo “explosivo” de chocolate ao leite (algo a ver com as experiências da cozinha molecular?) e um kit lúdico que acompanha uma casa de passarinho e adesivos para customizar.
Os produtos da campanha têm edição limitada. Os palets tradicionais e demais produtos da Cuore di Cacao, já consagrados do portfólio da marca e os grandes sucessos de outras Páscoas, tais como ovo de caramelo com flor de sal, damasco e praliné de avelãs, seguem disponíveis nas duas lojas em Curitiba e pela boutique online.
Irresistíveis, como não poderiam deixar de ser e como tudo que sai das mãos dessas meninas talentosas.
Cuore di Cacao
Loja Batel Soho
Rua Fernando Simas, 334 – Bigorrilho
Fone: (41) 3014-4010
Loja Cabral
Rua Dr. Manoel Pedro, 673 – Cabral
Fone: (41) 3053-4010
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