Desde que foi inaugurado, em 2015, o Aizu Restaurante tornou-se a principal referência da alta gastronomia japonesa em Curitiba. Lembro-me de ter registrado com paixão a abertura da nova casa (confira aqui), que nos permitia o mesmo prazer que se tem de comer em um daqueles poderosos orientais da Liberdade sem a necessidade de ir até São Paulo.
Nesses anos todos o Aizu manteve o alto padrão de sabor e as provocações ao paladar que só ingredientes de primeira linha e profissionais preparados conseguem produzir. Na virada do ano ganhou um reforço importante, um verdadeiro ícone do balcão de sushi em Curitiba: Luciano Mitiharu Kawano. Sim, o Luciano do inesquecível Takô, do Kan, do Oka e que agora está novamente em lugar de destaque, dividindo o balcão com outro mestre, Marcos Furtado, que tinha sido seu companheiro nos bons tempos do Takô e é o sushiman chefe da casa – está lá desde a inauguração.
Tinha tudo preparado para fazer uma bela postagem dessa dupla talentosa. Fui ao Aizu numa sexta-feira, já em época de cuidados com a Covid-19, mas ainda sem a recomendação do isolamento e do fechamento das casas. Dois dias antes do fim, pois na segunda seguinte o Aizu fechou, claro, seguindo as tendências e o bom senso. E eu fiquei sem a matéria.
Mas agora chega uma boa oportunidade de lembrar com carinho dessa dupla e de tudo de importante que o restaurante representa para nosso deleite de bem comer. Chegaram ao delivery. Só que não a qualquer delivery e sim num sistema de entrega com todo requinte (de automóvel e motorista especial), embalagens lindíssimas (parecem caixas de joias), decoradas com ideogramas em dourado sobre o fundo negro.
Fiz a experiência e recebi em casa. Encantador, definindo naquelas de não querer se empolgar demais. Sushis e sashimis delicadíssimos, edamame para iniciar a noite e um surpreendente sotaque francês na sobremesa: Choux cream (Massa de carolina crocante recheada com creme leve e delicado de baunilha), por conta da sensibilidade da patissiére Vanessa Azuma.
Os pratos quentes também estão disponíveis, como a Costelinha de tambaqui grelhada ao molho de missô e o delicioso Mini sukiyaki – sobre o qual já comentei em postagem do ano passado.
A rigor, todo o cardápio à la carte do restaurante (que também voltou com o atendimento presencial, com todas as medidas e cuidados recomendados para os dias atuais) está disponível para o delivery, via aplicativo Gommer go (clique aqui para ver o cardápio completo e para realizar os pedidos).
Vale o mesmo para as atraentes alternativas de saquês na carta da casa.
Ingredientes selecionados
O Aizu promove uma saborosa fusão da gastronomia tradicional japonesa com toques contemporâneos. Entre os principais alicerces da sua cozinha estão uma atenção cuidadosa aos detalhes, técnica apurada e ingredientes nobres. Entre os peixes e frutos do mar que são diferenciais da casa, estão o atum Bluefin (mais cobiçada espécie deste pescado), vieiras canadenses, centolla (o King Crab das águas chilenas), polvo espanhol (com seu tamanho imponente) e a merluza negra (também chamada de bacalhau de profundidade, oriunda dos mares da Patagônia).
Ostras e uni (ouriço do mar, que eu adoro) de produtores de Santa Catarina, bem como uma grande variedade de peixes brancos pescados em águas brasileiras, também fazem parte do elenco de ingredientes, ao lado do internacionalmente apreciado salmão. O arroz utilizado nos sushis é top, da marca Tamaki Gold, que produz na Califórnia a variedade koshihikari especial, escolhida pelo aroma e sabor por restaurantes de alta gastronomia japonesa do mundo todo.
O delivery pode ser até um motivo de comemoração extra, um presente de Dia dos Namorados que se aproxima. É provar e não esquecer jamais.
Aizu Restaurante
Rua Senador Xavier da Silva, 19 - São Francisco
Fones: (41) 3043-0420 e 99960-8887
Horários: Segunda a quinta, das 19h às 23h30. Sexta e Sábado das 19h à 00h30.
Instagram: @aizu_restaurante
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS