Claro que o assunto é a sexta edição do Curitiba Restaurant Week, que começa hoje. Mexe com a cidade, proporciona acesso aos melhores restaurantes a quem, em circunstâncias normais, talvez esbarrasse na barreira dos preços para se conter.
Não vou dar uma geral, com todas as indicações e referências, porque isso já foi feito e ganhou destaque na nossa página do Bom Gourmet, que pode ser acessada por aqui. Mas posso dar uns pitacos, com base no que já experimentei (o evento começou, extraoficialmente, na semana passada) e no que acho interessante experimentar dentre as centenas de atrações oferecidas pelos 56 restaurantes envolvidos na promoção. É conveniente lembrar que, nesta edição, o valor é de R$ 31,90 no almoço e de R$ 43,90 no jantar para refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. Há ainda o valor proposto de R$ 1 a mais – que pode ou não ser pago pelo cliente – em prol do Hospital Pequeno Príncipe.
Deliciosos os pratos que a chef Joy Perine preparou para o Zea Maïs. O que me chamou a atenção foi o cuidado com os pratos apresentados. Os pratos têm exatamente o mesmo tratamento daqueles normalmente servidos na casa, em qualidade e quantidade. Nada dês restrições de ingredientes ou tamanho por conta do preço promocional. É uma chance real mesmo de o novo cliente conhecer a casa.
No cardápio que montei, comecei com um Folhado de fígado de ave (com cogumelos frescos, vinagrete e escarola), passei para um prato principal de massa, Ravióli de abóbora (com lascas de amêndoas e manteiga perfumada) e terminei com Mousse de castanhas (delicadíssima, com biscuit embebido em cachaça). Mas a Pêra em escamas também estava muito atraente.
Vamos a outras indicações que prometem, como o Bacalhau de Madrid, do Restaurante Gonzales y Garcia, criação do chef Ricardo Teruchkin, que há pouco tempo retornou à casa para comandar todas as panelas. Ele usa bacalhau fresco, que não passou pelo processo de salga, puxado em azeite com alho, louro, fios de cebola e salsinha. Para acompanhar, criou molho tepanade de azeitona, alcaparras, aliche e limão.
No Madero Relógio das Flores, uma interessante novidade da rede: o Baby Back Ribs, costelinha com molho barbecue elaborada especialmente para o RW. Será servido como entrada. Depois do evento, fará parte do cardápio de todos os restaurantes da rede – começando pelo novo Madero Burger & Grill Batel, que será inaugurado nos próximos dias.
Tem mais. Veja, abaixo, outras sugestões para as duas semanas da Curitiba Restaurant Week.
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