Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Os primeiros sabores do cardápio de inverno do PaneOlio

Anacreon de Téos
Fettuccine de pimenta calabresa com ragu de cordeiro.

Um Fettuccine de pimenta calabresa com ragu de cordeiro será uma das atrações do novo cardápio do PaneOlio Ristorante & Caffè em sua guinada para os pratos de inverno. E já teve sua avant-première no jantar de ontem, promovido pela Associação Brasileira de Sommeliers do Paraná (ABS-PR) em parceria com a Cantu Importadora.

Na harmonização entre os vinhos portugueses da Quinta do Vallado e argentinos da Susana Balbo com os pratos concebidos pelo chef Betinho Valente, foi a principal estrela da saborosa noite. Principalmente porque a picância da pimenta na massa é envolvida pelo delicado paladar do ragu, discretamente temperado para ressaltar o sabor da carne. E tudo se completa em harmonia.

Pela mostra desse novo prato, aguarda-se com ansiedade pela divulgação dos demais e serem incorporados ao menu do simpático e aconchegante restaurante, o que virá depois de consenso entre Rubens Catenacci, proprietário da casa, e o chef Betinho.

A harmonização

O jantar de ontem foi aberto com petiscos acompanhados do Prosecco La Pieve.

Em seguida, o Crios

Anacreon de Téos
Pescada amarela ao molho de tamarindo com legumes.

Torrontés e o Quinta do Vallado Douro escoltaram a Pescada amarela ao molho de tamarindo com legumes, o primeiro prato. Melhor harmonização para branco português.

Para o Fettuccine de pimenta calabresa com ragu de cordeiro coube a companhia do Quinta do Vallado Touriga Nacional, que apanhou um pouco da pimenta quando do contato direto somente com a massa. Na combinação com o ragu funcionou muito bem, dando conta da combinação.

O outro prato foi um Medalhão de mignon com risoto de funghi porcini e salsa de trufas. E aí havia uma expectativa entre os companheiros de mesa pelas dificuldades em se servir mignon em eventos, quando todos os pratos têm de sair da cozinha ao mesmo tempo. Na maioria das vezes a carne passa do ponto, pela necessidade de os primeiros pratos terem de esperar pelos últimos a saírem do fogão para juntos seguirem às mesas. Não foi o caso, felizmente. As peças de mignon estavam macias e vermelhas por dentro. O molho, sim, que não conseguiu evitar um predomínio do sabor do azeite trufado sobre o do porcini, sempre mais delicado. É complicadíssimo usar azeite de trufas sem permitir sua superposição sobre outros ingredientes. Mas estava bom, harmonização bem feita com um Susana Balbo Malbec.

Como fecho, Panna cotta com calda de frutas vermelhas

Anacreon de Téos
Panna cotta com calda de frutas vermelhas.

, em parceria com uma colheita tardia argentina, o Virtuoso Susana Balbo, que talvez se desse melhor com uma sobremesa mais açucarada.

PaneOlio Ristorante & Caffè
Rua Conselheiro Dantas, 494 – Rebouças
Fone (41) 3334-1126

Use este espaço apenas para a comunicação de erros