Semanas atrás fui convidado a conhecer algumas das novidades do cardápio de inverno do restaurante C La Vie. Foi num almoço, que ficou meio apertado por conta de alguns convidados que chegaram atrasados (meia hora é muito, não é?), me obrigando a comer um tanto atropelado e ainda a ficar sem sobremesa, para poder atender outro compromisso já firmado (sim, sou pontual e entendo que a pontualidade não possa ser penalizada em troca de outras pessoas não tão responsáveis assim).
Bem, de qualquer maneira consegui experimentar alguns pratos do chef Giuliano Secco – que considero muito talentoso e criativo -, apesar da sofreguidão em terminar tudo rapidamente. Logo eu que costumo comer muito devagar, justamente para poder sentir cada ingrediente e tentar descobrir cada tempero, cada combinação. Estava bom, apesar da pressa, e fiz o registro aqui.
Mas aí, conversando posteriormente com o chef para obter algumas informações que iriam naquele texto, fiquei sabendo de outros pratos e senti o carinho dele pela Pancetta recheada e quirerinha (R$ 58), principalmente pelo fato de todos os ingredientes serem locais – a rara quirerinha branca, por exemplo, é comprada na feira-livre da rua Dom Pedro II, no Batel, a poucas quadras do restaurante.
A barriga de porco (pancetta) é recheada com paio e lombo defumado, acompanhada de quirera, gema caipira e vinagrete artesanal. Aí é assada por oito horas no forno em baixa temperatura e depois colocada em forno superaquecido. Assim, a carne ganha o sabor defumado e faz a pururuca na pele.
Tamanho foi o entusiasmo de Secco ao descrever o prato que voltei lá só para experimentar. E não me arrependi. O prato é realmente fora de série, um dos melhores que provei no ano. A diferença para a descrição estava só no ovo inteiro, servido em vez de apenas a gema caipira. Mas ficou bom assim mesmo. Tanto quanto uma entrada campeã da casa, o divino Brioche e foie gras (R$ 59) – o escalope de foie gras é grelhado e servido com brioche, gema caipira e molho Demi glace.
Fica aqui, portanto, o registro de um prato que deve sempre ser recomendado. Essa pancetta merece retorno. Melhor ainda quando bem harmonizada pelo Bill (o sommelier da casa) com um dos bons vinhos da adega do restaurante.
E ainda melhor quando não há ninguém a atrapalhar o seu horário e o seu ritmo à mesa.
C La Vie
Alameda Presidente Taunay, 533 – Bigorrilho
Fone: (41) 3029-9988
Aberto para almoço de terça-feira a sábado e jantar de segunda a sábado
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS