Paulino da Costa não é mais o responsável pela cozinha do DOP Cucina. Oficialmente está de férias, para depois disso se encarregar de “projetos especiais” da casa – é a explicação que se ouve ao perguntar por ele via telefone. Mas a realidade é outra. Paulino está mesmo deixando o restaurante, atraído por outra proposta que considerou mais atraente e pela possibilidade de ter participação direta no empreendimento.
O “projeto especial” do chef premiado pelos jurados da Vejinha como o melhor de Curitiba no ano passado realmente existe, mas não inclui o DOP Cucina. Formalizou uma sociedade com o restauranteur Francisco Urban – do complexo de restaurantes Victor – e com um terceiro parceiro (investidor) para abrir uma nova casa, especializada em cozinha de base franco-italiana. O novo restaurante já tem até nome (que não pode ainda ser revelado por estar em processo de registro de patente) e vai funcionar no Bigorrilho, ali pertinho do novo Supermercado Angeloni.
A previsão de inauguração é somente para o ano que vem e até lá, enquanto trata de elaborar o cardápio da nova casa, Paulino da Costa poderá até participar de alguns eventos com Urban. Para os amigos e apreciadores de sua cozinha certamente será uma longa espera.
No lugar dele, no DOP Cucina, assumiu o comando o experiente chef suíço Oliver Sturn, que durante um bom tempo foi instrutor geral do Curso de Cozinheiro do Senac, em Curitiba, já tendo passado também pela rede Pestana e outros hotéis. Sturn já vem respondendo pelas praças nas últimas semanas, durante o período de férias de seu antecessor. A informação do restaurante é de manutenção do cardápio, que tem base de consultoria no restaurante Due Cuochi, de São Paulo (embora o chef local tenha liberdade para criar, conforme as predileções do cliente).