É cada vez maior o interesse das pessoas pelos vinhos, pela história deles, pelas uvas, pelas cepas, pelos processos de fermentação e pelo resultado final de tanques de aço e barricas.
Ao contrário de tempos de dantes, hoje o apreciador do vinho (e é uma corrente que cresce em progressão geométrica) quer saber e entender do que está provando ou consumindo. Vai daí que grandes revendedores e importadores diretos, como os supermercados (Festval, em especial) têm presentes em seus estandes de venda sempre um sommelier, pronto para informar, instruir ou orientar o consumidor em suas compras.
Por isso há uma oferta sempre presente de jantares harmonizados ou de degustações de garrafas específicas de algum país ou alguma vinícola. E o interesse por elas cresce na mesma proporção, pelos atalhos propostos a quem até dias atrás só se interessava em comprar uma garrafa de vinho para acompanhar a refeição e hoje já questiona se seria ou não compatível com a comida que será servida.
Por essas e outras, os encontros enogastronômicos são muito bem recebidos. Como certamente o será esse programado pela Vino! Batel para a próxima terça-feira (10), focando as duas regiões produtoras de vinhos mais importantes de Portugal, Douro e Alentejo.
A degustação será acompanhada por um bate-papo com o especialista Raphael Zanette, um dos sócios da casa, e o roteiro da noite contará com quatro vinhos, dois brancos e dois tintos, mais jantar harmonizado.
Especialista em vinhos, com 15 anos de experiência e dezenas de viagens a Portugal no currículo, o restaurateur Raphael Zanette vai contar detalhes sobre as regiões, produtores e seus grandes vinhos, numa conversa informal, bem ao estilo da rede de lojas Vino!, fundada por ele.
Os vinhos selecionados para o evento representam bem o momento atual da produção portuguesa. São eles, Alento Branco 2016, Alento Tinto 2015, Quinta Nova Pomares Tinto Douro 2015 e Quinta Nova Pomares Branco 2015.
Os dois rótulos da Alento são produzidos pela Adega do Monte Branco, na localidade de Estremoz, e levam assinatura do produtor Luís Louro, que buscou exprimir todo o potencial das castas portuguesas da região do Alentejo, no centro-sul português.
Já os vinhos Pomares são intensos, envolventes e sedutores, como o caráter da paisagem que os vê nascer, a região do vale do Rio Douro. Localizada no nordeste de Portugal, a acidentada paisagem está entre as mais belas do país. Ali que a vinícola Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo cria seus vinhos que expressam toda a força de seu terroir.
Depois do bate-papo com as degustações haverá um jantar harmonizado, com um dos pratos de maior sucesso da casa, a Polentinha cremosa com ragu de costela.
O encontro está marcado para começar às 20h e o preço é de R$ 90 por pessoa (incluindo os vinhos do roteiro e prato), mais 10%. A casa recomenda reserva prévia com pagamento antecipado, por conta do rápido esgotamento das reservas em edições anteriores.
Certamente será um belo e saboroso passeio por duas lindas regiões de Portugal. Com uma nova sensação a cada taça.
Vino! Batel
Rua Comendador Araújo, 891 – (Shopping Hauer, loja 5) – Batel
Informações e reservas: (41) 3359-1077
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS