O que era uma atividade eventual, de puro prazer, um hobby saboroso, tornou-se realidade para quatro pessoas apaixonadas por pizza.
São dois casais e, desde o ano passado, começaram a fazer pizza para alguns eventos de amigos e parentes próximos. Com o sucesso, a divulgação boca a boca fez com que novos convites surgissem e os eventos aumentassem. E surgiu a Proença Pizza.
Mas todos tinham suas atividades. Tiago (Proença) é casado com Daiana, que é irmã de Hallana, que é casada com Fábio Ávila. Fábio é contador e professor universitário, Hallana é formada em hotelaria e trabalha em empresa de mídias sociais e publicidade, enquanto Daiana é psicóloga e trabalha numa empresa de telefonia.
Tiago é técnico em logística e sempre foi apaixonado pela cozinha. Tanto que, em 2018, fez o curso de gastronomia no Seduc, confirmando uma tendência que se manifestava desde os 14 anos, quando já era o churrasqueiro oficial da família, no interior. Ele é o responsável pela concepção das pizzas, contando com a ajuda de Fábio na cozinha (finalização e embalagem), enquanto Hallana cuida do atendimento, com apoio de Daiana, que é quem escreve as mensagens personalizadas aos clientes em cada embalagem de pizza que sai da casa.
Que se tornou mais efetivo de pouco mais de dois meses para cá, quando Tiago (por conta do arrastão da pandemia) foi demitido da montadora onde trabalhava e os eventos – também por causa do isolamento social - acabaram. E aí a pizza tornou-se seu principal foco, com produção aumentando e a clientela também, graças à boa propaganda de cada um que gostava e passava adiante.
Está tudo tão no início que a sede da “pizzaria” é a própria casa de Tiago e Daiana, com a utilização de um Forno de pizza paulistano, aqueles redondos e bem práticos, que assam a pizza em poucos minutos.
O que não impede um atendimento perfeito e pizzas muito saborosas. O cardápio, é claro, não poderia ser dos mais longos (o que é ótimo, pois evita a dispersão de ideias e paladares). São apenas 18 sabores (confira aqui), entre as tradicionais, as doces (três) e as duas especiais, uma delas, a Pizza de burrata com Parma, o grande carro-chefe da casa – a outra é uma vegetariana, também com burrata.
Longa maturação
Ao contrário do que muitos clientes supõem, as pizzas da Proença não são feitas de massa com fermentação natural. O processo que eles utilizam é outro, o de longa maturação. As massas já prontas vão de 24h a 48h de maturação em geladeira. São maturadas em bloco e posteriormente boleadas (ganham forma) no dia da utilização.
Este processo faz com que o fermento quebre os açúcares, crie o gás carbônico e torne a massa mais leve e digestível, o que não acontece nas massas tradicionais, onde este processo acontece após a digestão.
Também preferem a farinha nacional (local, vão comprar diretamente no moinho, em Curitiba mesmo) fresquíssima.
Por enquanto estão trabalhando apenas com delivery (nem take away, por ser na residência de Tiago e Daiana), mas com a vantagem de possuírem entregadores próprios, depois de algumas experiências não tão bem-sucedidas com aplicativos. Como a sede fica na Vista Alegre, o raio de ação dos motoboys vai até 10 quilômetros, atingindo, por exemplo, bairros como Portão, Santa Quitéria, Bacacheri, Santa Felicidade e Jardim Social.
Em pouco tempo (já existe o local) a intenção dos quatro é abrir um novo ponto, espaço físico em condições de acomodar as necessidades de cozinha e salão, para iniciar, também, o atendimento presencial, com algumas poucas mesas, para permitir uma aproximação maior – com todo o protocolo exigido pelas circunstâncias atuais – com os clientes.
Mas, enquanto isso não ocorre, dá para continuar curtindo e saboreando as ótimas pizzas que eles fazem. Começam a atender a partir da quarta-feira e vão até domingo. Quarta e quinta, das 18h às 22h; sexta e sábado, das 18h às 23h e domingo das 18h às 22h.
Proença Pizza
Contatos e pedidos: (41) 99661-0825 – WhatsApp
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS