Bacalhau da Noruega ao creme, a dica para o almoço de domingo. Com molho aveludado, combinando queijos e creme de leite.
Domingo de bacalhau? Por que não? Foi-se o tempo em que por aqui só se comia bacalhau na Semana Santa. Tanto quanto o peru de Natal, embora este ainda encontre mais resistência das pessoas para qualquer outra data que não seja o fim de ano.
Bacalhau é delicioso e tantas são as maneiras de se fazer que se for deixar para aqueles dias especiais muitas possibilidades de sabores não poderão ser exploradas.
Por isso vamos de bacalhau nesse domingo. Justamente para atender o pedido de um leitor, que entrou em contato para pedir sugestão de um prato de bacalhau. Ah, sim, com cardápio completo, de preferência. Quer dizer: entrada, prato principal e sobremesa.
Pois vamos lá, que não seja por isso. Dei uma pesquisada aqui nos arquivos desses anos todos se divertindo de escrever sobre gastronomia e fiz um apanhado em alguns dos pratos que me foram enviados nesse período. Já devidamente executados também em casa, em nosso, digamos, Laboratório Gastronômico.
Como o tempo esquentou, a ideia é começar a refeição com uma salada fria e aí há uma muito especial, do chef Luis Salvajoli, do belíssimo Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, aqui ao lado, em Santa Catarina. Salvajoli é um cozinheiro de mão cheia e foi um dos primeiros, por exemplo, a entender e a executar o processo de produção da bottarga (a ova de tainha), justamente nessa época do ano. O prato vindo de sua inspiração é uma Salada de quinoa com polvo e tartare de pepino, uma interessante combinação de ingredientes com interessante resultado final.
Oportunidade para quem não conhece poder experimentar a quinua real, um grão originário da Cordilheira dos Andes e riquíssimo em proteínas. Além de ter sabor agradável. Essa entrada é servida em uma taça e dá também ótimo efeito visual.
O bacalhau a ser sugerido ganha um molho cremoso e combinação de queijos, incluindo o nosso catupiry e vai à mesa acompanhado de batatas. A receita original do Bacalhau da Noruega ao creme é dos produtores do Bacalhau da Noruega, que recomendam a utilização do bacalhau seco, salgado, para passar pelo processo de dessalga. Como está meio em cima da hora, dá para utilizar também o bacalhau congelado, de boas qualidade e procedência, que o resultado não será afetado.
E para sobremesa, uma estrela do Bella Banoffi Café & Confeitaria, sob cuidados de Renata Ferian Canabrava: Arroz doce, o paladar bem brasileiro que herdamos dos portugueses. E que só precisa um pouco de paciência para dar a consistência que o prato exige.
Vamos lá então?
Salada de quinoa com polvo e tartare de pepino
Salada de quinoa com polvo e tartare de pepino, uma entrada com interessante combinação de sabores.
Por Luis Salvajoli, chef do Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
Ingredientes:
120 g de quinoa em grãos
100 g de tentáculos de polvo cozido
1 pepino japonês
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de manjericão picado
1 colher (sopa) de ciboulette picada
Suco de 1 limão siciliano
Azeite extra virgem
Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto
Broto de alfafa para decoração
Modo de fazer
Cozinhe a quinoa em água com sal e as folhas de louro. Quando estiver cozida, escorra e leve para gelar.
Corte o polvo em pedaços pequenos, tempere com sal, pimenta, a metade da ciboulette e azeite. Reserve.
Lave e descasque o pepino, reserve a casca para decoração, corte em pedaços (cubos) bem pequenos retirando todas as sementes, tempere com sal, pimenta, azeite, a metade do manjericão e a metade do suco de limão. Reserve.
Tempere a quinoa com o restante da ciboulette e do manjericão, o suco do limão, azeite, sal e pimenta, misture com o polvo e leve pra gelar novamente.
Corte as cascas do pepino a Juliane (fatias bem finas) pra decoração.
Montagem
Numa taça de dry martini, coloque o pepino, por cima coloque a quinoa com polvo. Decore com o broto de alfafa e complete com a casca do pepino.
Rendimento: 4 porções.
Ponta dos Ganchos Exclusive Resort
Ganchos de Fora – Governador Celso Ramos / SC
Fone: (48) 3262-5000
Bacalhau da Noruega ao creme
Sugestão dos produtores do “Bacalhau da Noruega”
Ingredientes
2 kg de bacalhau cod dessalgado,
3 cebolas cortadas à juliana (longitudinal, em tiras finas)
4 dentes de alho picados
½ litro de leite de vaca
2 litros de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de maisena
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de pimenta rosa machucada (esmagada)
200 g de queijo catupiry
200 g de queijo gorgonzola
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de manjericão
2 colheres (sopa) de salsa
2 colheres (sopa) de cebolinha
1 kg de batata cozida
2 folhas de louro
torradas ou beijus para acompanhar
Modo de fazer
Refogar a cebola cortada e o alho picado com o azeite de oliva e a manteiga em uma panela funda e em fogo médio. Refogar durante 4 minutos ou até a cebola ficar transparente.
Desmanchar a maisena no leite de vaca, levar ao fogo baixo, mexendo sempre até formar um mingau leve. Acrescentar o queijo catupiry, gorgonzola, o bacalhau, as ervas, o louro e, por último, o creme de leite. Deixar ferver bem. Acrescentar pimenta rosa, misturar levemente e provar o sabor.
Servir bem quente, com as batatas cozidas, as torradas e os beijus.
Rendimento: 8 porções.
Arroz-doce
O arroz doce do Bella Banoffi, uma delícia para fechar o almoço de domingo.
Por Renata Ferian Canabrava, da cafes
Bella Banoffi Café & Confeitaria
Ingredientes
1/2 xícara de arroz arbóreo
2 ½ xícaras de água
1 pitada de sal
casca de limão
2 ½ litros de leite
2 xícaras de açúcar
3 gemas
Modo de fazer
Na primeira fase da receita coloque todos os primeiros 4 ingredientes e leve ao fogo até secar toda a água.
Depois de secar toda a água, vá acrescentando o leite aos poucos até adicionar os 2 1/2 litros. Depois de acrescentado todo o leite, coloque as gemas já previamente batidas com o açúcar.
O arroz está pronto quando todos esses ingredientes virarem um belo e encorpado creme.
Bella Banoffi Café & Confeitaria
Rua Itupava, 1091 – Hugo Lange
Fone: (41) 3262-0004
Entre em contato pelo e-mail: anacreondeteos@gmail.com
Ou pelo twitter: @AnacreonDeTeos