Volta e meia sai aqui um prato de peixe. De vez em quando frutos do mar, mas compondo a grande maioria das opções de nosso cardápio doméstico.
Não que tenha algo contra carnes vermelhas. Não sou radical em nada. Na política, no esporte, na religião, em nada. E não seria justamente no prazer de um bom prato que iria ter restrições ou barreiras. Mas o consumo de carnes vermelhas por aqui reduziu um bocado, talvez até por força do melhor desempenho na cozinha, sei lá. Churrasco, por exemplo, faz tempo que não faço e, confesso, tenho até achado meio sem graça alguns dos quais participo. Aquele ritual de carnes, carnes, carnes e intermináveis copos de cerveja já ficou lá atrás, em meu passado pregresso.
Aprecio uma boa peça, dias desses me esbaldei com alguns cortes de parrilla (escrevi aqui), mas não com aquele sentido monocórdico de se repetir a cada oportunidade. A carne, aqui, entra num rodízio de gado, cordeiro, porco, coelho (cada vez que publico alguma coisa é uma choradeira), frango e algumas caças – por que não? E do outro lado estão os peixes e seus vizinhos de fundo d’água. Sendo assim, o paladar sempre está mudando, com novos sabores, novas texturas e novas experiências.
Como esse peixe de agora. Era para ser um robalo, mas de vez em quando o Paulo Mozer me faz mudar de ideia quando chego à sua peixaria, a Pescados Keli Mozer, no Mercado Municipal de Curitiba.
– Como você vai fazer?
– Filé, com uma crosta, no forno.
– Então leve o côngrio, que está com o filé um pouco mais alto e é mais consistente.
Fazer o quê? Se o homem falou, ele é quem sabe. Veio o côngrio.
A ideia era fazer um prato simples, sem muitos artifícios. Talvez o único fosse uma crosta de amêndoas para fazer o crocante na superfície do peixe na saída do forno. Nada mais que isso.
Como acompanhamento, um delicado purê mole de batata-salsa, que é sempre muito saboroso. Batata-salsa, como chamamos por aqui, todo mundo sabe, acho, que é o mesmo que mandioquinha ou batata-baroa.
Para dar um toque colorido e agregar sabor, na finalização um azeite de rúcula e o prato está pronto para ser saboreado.
Quer ver a receita? Então pegue aí e bom apetite!
(Ah, antes disso: quando for à peixaria peça umas aparas de peixe para fazer seu próprio caldo, fervendo com água, cebola, cenoura e salsão, para ser o básico.)
Côngrio em crosta de amêndoas
4 filés (200g cada) de côngrio
1 limão taiti (suco)
Sal e pimenta
Azeite
100g de amêndoas moídas (sem pele)
70g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
100g de farinha de pão
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Preparo
Tempere o peixe com sal, pimenta, suco de limão e um fio de azeite. Reserve.
Misture todos os ingredientes da crosta de amêndoas até formar uma farofa grossa.
Coloque esta farofa por cima dos filés, apertando bem.
Leve ao forno em assadeira por 30 minutos a 180°C, ou até que a crosta fique dourada.
Rendimento: 4 porções
Purê de batata-salsa
Ingredientes
600 g de batata-salsa
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
½ xícara (chá) de caldo de peixe
½ xícara de leite integral
Pimenta-do-reino
Noz-moscada
Preparo
Descasque as batatas-salsa e coloque-as numa panela com água e sal. Leve para cozinhar até que fiquem moles (espete-as com um garfo para verificar).
Escorra e passe-as por um processador (não se importe se ficarem alguns pedaços pequenos), acrescentando o caldo de peixe e depois o leite.
Ponha de volta numa panela, junte a manteiga e a pimenta-do-reino, levando ao fogo para engrossar. Deixe ferver bem, sem parar de mexer. Se estiver muito consistente ponha um pouco mais de caldo.
Rendimento: 4 porções.
Azeite de rúcula
Ingredientes
1 xícara de azeite extra virgem
1 maço de rúcula, só as folhas limpas e secas
Preparo
No liquidificador, bata o azeite com a rúcula até ficar bem verdinho e sem pedaços grandes de rúcula.
Montagem
Faça um fundo de prato com um pouco do purê, ajeite por cima o peixe com o lado crocante para cima e circunde com o azeite de rúcula.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br