A Queima do Alho vai acontecer pela primeira vez em Curitiba no próximo fim de semana. (Fotos/ Divulgação)| Foto:
CARREGANDO :)

Não sabia. Ou melhor, nunca tinha ocorrido, pelo menos até onde minha memória alcança. Houve algumas edições em Ponta Grossa (ainda existe?), mas nada parecido aqui na região de Curitiba.

Publicidade

“Então vou fazer” – completou o chef de cozinha, já iniciando as primeiras tratativas para a realização do evento.

Que vai ser agora, neste fim de semana que se aproxima. No sábado (06), a partir das 11h, na área externa do Bar CanaBenta, em um espaço de mais de 400 m², com capacidade para 400 pessoas.

Mas o que vem a ser a Queima do alho? É uma festa com inspiração dos tropeiros e que costuma ser realizada em outros pontos do país por onde eles passaram. É tradicional e faz parte da programação oficial, por exemplo, na Festa do Peão de Barretos.

Trata-se do resgate de uma tradição tropeira, que, naqueles tempos de desbravamento, as comitivas enviavam os ponteiros, os cozinheiros na frente, para montagem do acampamento, enquanto os peões realizavam seus trabalhos no caminho. Quando sentiam o cheiro do alho do ar significava que estavam próximos do local escolhido e que a comida seria servida dali a pouco.

O evento idealizado e comandado por Délio Canabrava – ele mesmo um neto de tropeiro, que até fez um ensaio geral com familiares para verificar e corrigir alguns detalhes – conta com reforços importantes para elaborar todo o cardápio de campo. Serão quatro opções de carnes tipicamente tropeiras e acompanhamentos feitos pelas mãos de chefs convidados e com notável reconhecimento, como Gabriela Carvalho, Celso Freire, Rosane Radecki, Maurício Dobis, Edson Campagnolo, Rodger Weiss, Caio Canabrava e Eva dos Santos. A ação também contará com a colaboração dos alunos de gastronomia do Espaço Gourmet.

Publicidade

A tradicional costela fogo de chão é uma das atrações do menu, além do leitão pururuca, hambúrguer na grelha e cordeiro. Também serão servidos, de acompanhamento, arroz carreteiro, feijão tropeiro e paçoca de carne. Entre as bebidas, estão a cachaça, com itens da Confraria Paranaense da Cachaça, e o chope, com cervejas locais e artesanais. As sobremesas serão da Confeitaria Banoffi, que também oferece seu gelato. O café será oferecido pela Melitta.

A Gastromotiva vai também participar do evento, com uma Quirerinha lapeana e crispy de couve, uma ação social para arrecadação de recursos ao movimento, que busca, através da comida, transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social . O prato completo custará R$ 15.

E para ir mais longe na cultura de raízes, às 15h Délio fará uma destilação de cachaça especial.

O evento é petfriendly (com toda a área liberada aos animais de estimação), haverá espaço kids para diversão infantil e ambiente próprio para os ciclistas acomodarem as bicicletas A música ao vivo fica por conta do músico Zomzera, que já animou a Festa de Barretos e vai colaborar com o clima, apresentando um repertório sertanejo.

O formato do churrasco caipira permite que os participantes circulem por diferentes opções gastronômicas e paguem apenas pela consumação. A refeição terá custo de R$ 30,00 por pessoa, incluindo uma carne e cinco acompanhamentos.

Publicidade

Vai ser uma festa e tanto. E, para colaborar, a meteorologia anuncia tempo bom para o fim de semana.

Estacionamento Bar CanaBenta (Rua Fernandes de Barros, quase esquina com Itupava)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Publicidade

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br