Ravióli de camarões e alho-poró à manteiga de trufas, o prato favorito de Junior Durski dentre os apresentados por Burnel, já está no cardápio do restaurante.
Junior Durski e Alain Burnel – pontos em comum ao professar a cozinha clássica francesa.
A passagem do chef Alain Burnel por Curitiba vai render sabores especiais para o apreciador da boa comida. De suas três noites de casa lotada (7, 8 e 9), com três cardápios diferentes, cozinhando no Restaurante Durski, pelo menos três pratos estão sendo incorporado ao cardápio do restaurante. O que mais chamou a atenção do chef/restaurateur Junior Durski e dos clientes e convidados que compareceram na noite específica foi o Ravióli de camarões e alho-poró à manteiga de trufas, que foi servido aos privilegiados presentes no segundo turno dos jantares produzidos pelo premiado chef francês.
Durski acompanhou todos os movimentos de Burnel na cozinha, ofereceu alguns ingredientes que costuma utilizar em sua cozinha (como os pescados de Guaratuba e os frangos de criação própria) e ouviu dele que “Essa é uma das melhores cozinhas entre as que tive a oportunidade de cozinhar aqui no Brasil”.
Frango da nossa criação, assado no forno com farofa de foie gras e trufas, que será servido com feijões brancos à provençal.
Mas outros dois pratos também deixaram ótima impressão e por isso já estarão sendo servidos aos clientes da casa a partir de hoje. Um deles será o frango apresentado no primeiro dia, denominado no cardápio especial como Frango da nossa criação, assado no forno com farofa de foie gras e trufas, servido com feijões brancos à provençal. São peitos de frango bem torneados e com um delicado recheio, no qual o sabor das trufas entra na medida exata, sem tomar conta de todo o paladar (como é muito comum com boa parte dos pratos feitos com trufas). São frangos caipiras criados pelo próprio Durski e que por isso mesmo têm textura e sabor muito diferentes dos frangos comercializados normalmente.
Robalo cozido em baixa temperatura com manjericão, como na Provença.
O outro prato já incorporado é o Robalo cozido em baixa temperatura com manjericão, como na Provença, servido na terceira noite. O robalo vem da baía de Guaratuba e sempre chega ao restaurante no mesmo dia em que é pescado.
Burnel veio a Curitiba convidado por Junior Durski e pela importadora Porto a Porto e deixou todos impressionados pelo profissionalismo e pela criatividade, interagindo muito bem com a brigada do restaurante, a qual elogiou pela competência e atenção na execução do trabalho. Contrário à cozinha molecular, o francês é defensor da culinária clássica e dos alimentos em sua forma e sabor brutos, idéia também compartilhada por Durski. E foi isso que o estrelado chef fez questão de mostrar durante os dias em que esteve na capital paranaense
Burnel
Alain Burnel é um dos mais consagrados representantes da tradicional cozinha francesa. Teve uma carreira de sucesso desde que iniciou como aprendiz de padeiro, aos 14 anos, até os mais de 20 anos no comando do restaurante Oustau de Baumanière (do hotel do mesmo nome), garantindo o tempo todo as três estrelas do Guia Michelin para a casa situada em Baux de Provence. Nesse meio tempo cozinhou para celebridades como a princesa Grace Kelly, a rainha Elizabeth, o tenor Luciano Pavarotti e até o ex-ditador Sadam Hussein.
Desde 2009 decidiu deixar a rotina diária das panelas para levar seu conhecimento e sua sensibilidade a outras plagas, considerado hoje um dos mais importantes consultores gastronômicos do mundo quando o assunto são os sabores da comida provençal.
Sua presença em Curitiba certamente será marcada na memória gustativa daqueles que tiveram a oportunidade de desfrutar de seus cardápios e também, indiretamente, dos que terão a chance de conhecer seus pratos no atualizado cardápio do Restaurante Durski a partir de hoje.
Restaurante Durski
Avenida Jaime Reis, 254 – São Francisco
Fone: (41) 9166-8925
=-=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião