Aos poucos o curitibano vai se acostumando com o Menu Confiança. É a sensação de surpresa que mexe com a expectativa de quem se propõe a comer bem. Escolher os pratos do cardápio é bacana, mas poder ser surpreendido pelo chef com preparos especiais, muitos não esperados, é melhor ainda.
Claro que para aqueles que não fazem de uma refeição um leque de restrições. A esses não ter outro jeito a não ser ficar naquela ladainha diária, sem sair da zona de conforto. Mas as pequenas ressalvas são respeitadas. Intolerância à lactose, a glúten, alergia a camarão (conheço alguém com alergia a espinafre), problemas com pimenta e outras exceções são todas respeitadas a partir daquela conversa inicial entre o chef e o cliente.
E a partir daí é tudo alegria. Pelo menos é o que se espera. E até por isso muitos restaurantes já estão adotando a fórmula, pelo menos em alguns dos dias da semana. Três, quatro ou cinco pratos, conforme o desejo ou o apetite de quem se senta à mesa.
Mas já há restaurante que vai além, o Pescara. Desde que assumiu o comando da casa, em fevereiro último, o chef André Raulino tem enfatizado essa opção de servir. Além do cardápio normal, o cliente também recebe um folheto “vendendo” o Menu Confiança. “Confie no chef” é o apelo de Raulino, que oferece seleções com três ou cinco pratos, a R$ 129 e R$ 169, respectivamente.
E o cardápio muda a cada dia, conforme as opções de mercado e a sazonalidade. O chef só vai saber o que servir ao chegar para trabalhar, fazendo um balanço de insumos e ingredientes frescos disponíveis.
E a fórmula deu certo, ao ponto de a maioria dos frequentadores do restaurante optar pelo Menu Confiança, assim que apresentado a ele. No dia em que lá estive para constatar, Raulino serviu o menu de cinco etapas, com Vieira, sour cream e purê de abóbora cabotiá defumada, Copa lombo e pernil desfiados, vinagrete com toranja, Mil folhas de mandioca, fonduta de pecorino sardo e farofa de cebola crocante, Massas recheadas (tapenade) de bacalhau e verde, coulis de laranja, quinoa, ovas de tobiko e gravlax de salmão, Pancetta, demi glace vegetal com mirtilo e nhoque e, de sobremesa, Semifreddo Serra da Canastra com goiabada cascão.
O restaurante abre para almoço de segunda a domingo, das 11h20 às 15h. Para jantar, de terça a sábado, das 19h às 23h. Em todos os horários o Menu confiança está disponível.
Restaurante Pescara
Avenida Iguaçu, 1270 – Rebouças
Reservas: (41) 3042-8004 ou 99269-9595
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br