Se há uma pessoa que merece homenagem da gastronomia curitibana esta é o empresário Ernesto Villela Neto, o proprietário do Restaurante Scavollo. No ano que vem a casa vai completar aniversário com números redondos, 30 anos de fundação e de funcionamento ininterrupto. E com um detalhe que ele mesmo faz questão de enfatizar: sempre com casa cheia.
Nesse rol poucos podem ser incluídos em Curitiba. No comando da mesma casa, então, é bem capaz de ser possível contar nos dedos de uma só mão.
Qual o segredo? Qualidade, mas sem afetação. Tendo o mignon como estrela da casa, mas prezando também as massas produzidas ali mesmo, o Scavollo tornou-se, com o passar desses anos todos, uma referência para o padrão do curitibano. Inclusive na manutenção das pizzas no cardápio, elas que foram destaques na origem, lá pelos anos 80, quando por aqui a mania eram os endereços de “pizza bar”.
Lembro-me dos primeiros tempos do Scavollo, quando a gastronomia de Curitiba ainda engatinhava em busca de suas referências. O arquiteto Washington Fiúza (o favorito de nove entre dez restaurateurs da época) foi responsável pela concepção do visual da casa, que de pronto agradou e já foi absorvido pelos frequentadores, impressionados com suas linhas modernas e ousadas para o momento. Se não me engano, uma das primeiras vezes que fui ao restaurante foi num jantar com a cúpula da CBF e alguns companheiros de imprensa, em véspera de jogo da seleção brasileira (seria Brasil x Chile, em 1986?) no Pinheirão. Os colunáveis de então se faziam ver por entre suas mesas.
A denominação do restaurante surgiu assim meio que do nada, pois havia a necessidade de escolher um nome sonoro e italiano para a proposta da casa. Ernesto Villela lembrou-se do fotógrafo norte-americano (que muita gente pensa ser italiano) Francesco Scavullo (falecido em 2004), que era especialista em fotografar celebridades, principalmente do meio artístico. Com a troca estratégica de uma letra, o nome continuou mantendo a sonoridade e ganhou a simpatia dos então clientes. Hoje já é marca registrada de quem sabe das coisas gastronômicas de Curitiba.
Mignon Café Paris, Filé mignon al malbec e o Filetto al mascarpone con conchiglie al quattro formaggi estão entre os campeões da preferência dos fãs do Scavollo. Com aqueles porções generosas, bem curitibanas, pratos que servem duas pessoas. Mas tem muito mais em massas e pizzas, que certamente quase todo mundo conhece nesses tantos anos de funcionamento.
Restaurante Scavollo
Rua Emiliano Perneta, 924 – Batel
Fone: (41) 3225-2244
=-=-=-=-
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS