Sergio Arno, um dos mais conceituados chefs brasileiros, estará em Curitiba em dois dias desta semana quinta-feira (21) e sexta (22), para um evento mais do que especial: a celebração dos seus 30 anos de carreira. Um jantar especial marcado para o La Pasta Gialla do Shopping Pátio Batel será o primeiro registro saboroso de data tão marcante. No dia seguinte será a vez de repetir o cardápio na unidade do ParkShopping Barigui.
Não, Sergio Arno não é italiano, embora até confunda muita gente. Nascido em 1960, em São Paulo, é o caçula de uma tradicional família paulistana, famosa pelo sobrenome, por atuar na fabricação de eletrodomésticos. Seu interesse pela cozinha surgiu aos 7 anos de idade, e, aos 12, já produzia seus primeiros pratos.
Aos 25 anos, Arno foi morar em Milão, onde, logo depois, iniciou sua carreira profissional como cozinheiro ali perto, em Florença. Dois anos mais tarde, em 1987, retornou para o Brasil, com toda bagagem adquirida na Itália, e inaugurou, com muito esforço e dedicação, seu próprio restaurante.
Em sua inauguração, o La Vecchia Cucina conquistou o paladar do maior crítico gastronômico da atualidade, Silvio Lancelotti, que dedicou uma página inteira, com elogios e indicações, intitulada “Jovem romântico abre restaurante toscano”. O retorno foi imediato. Em seis meses recebeu 3 estrelas do Guia Quatro Rodas e era o chef de cozinha mais jovem, com o maior número de prêmios. Nascia o precursor da nova cozinha italiana. De lá para cá foi traçada uma trajetória de sucesso e reconhecimento externo a um dos maiores nomes da gastronomia brasileira.
A rede de restaurantes La Pasta Gialla surgiu depois, em 2001, da ideia do chef Sergio Arno de criar um espaço que oferecesse uma excelente produção gastronômica com o verdadeiro toque italiano da região de Toscana. E a primeira franquia inaugurada foi exatamente a de Curitiba, na parceria com Christiane Mansur, na virada do século. Funcionava na Rua Coronel Dulcídio e depois passou para a Praça da Espanha (já fechada), abrindo a seguir outra unidade, a do ParkShopping Barigui.
Os ótimos resultados da experiência curitibana inspiraram o chef a expandir a marca pelo país, com aberturas de novos restaurantes (inclusive outro, em Curitiba, no Pátio Batel, já sob o comando de Sérgio Fisbein, que também havia adquirido a unidade do outro shopping) e ainda mais sucesso. Atualmente são16 unidades franqueadas, em quareo estados brasileiros. Por isso, a marca “Tão italiano quanto a Itália” hoje é conhecida em todo o País. O La Pasta Gialla aposta em suas massas artesanais, que hoje são seu diferencial.
Cardápio revival
Para comemorar os 30 anos de atividade na cozinha, Sergio Arno está percorrendo o país, de franqueada em franqueada, para marcar a data. Que marca a abertura do seu primeiro restaurante, o La Vecchia Cuccina, fechado em 2011. Tanto que o cardápio que vem sendo apresentado e que poderá ser degustado pelos curitibanos, tem a ver com os primeiros momentos de seu restaurante pioneiro.
Será um menu-degustação, a R$ 115 por pessoa (bebidas não inclusas), começando com Shiitake grelhado com folhas verdes, cebola e tomate ao molho de alho e ervas, de entrada. O primeiro prato será um Ravióli de vitela com pistache, ao molho roti e aspargos. Em seguida, o prato de carne, uma Costela de cordeiro alla Vecchia Cucina com gnocchi na manteiga, sálvia e parmesão.
Para finalizar, a sobremesa: Panqueca de maçã crocante com sorvete de canela.
La Pasta Gialla
Avenida do Batel, 1868 – Pátio Batel, piso L3 – Batel
Reservas: (41) 3020-3656 ou Whatsapp (41) 99927-1818
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS