Uma interessante combinação de sabores em prato e taça está programada para a próxima terça-feira (02), na Adega Brasil Empório. O anfitrião da noite, Washington Uchoa, o sommelier da casa, organizou um jantar harmonizado com vinhos importados pelo Grupo Berenguer, contando, inclusive, com a presença do consultor de vinhos do grupo, Charlston Dalmonico.
Os vinhos selecionados são das vinícolas Capaia Wines e D’Aria Winery, ambas da África do Sul, e os pratos a serem combinados foram concebidos pelo chef Marco Antônio (Baiano) Araújo, do Café Palácio.
A Vinícola D’Aria está localizada em duas fazendas históricas (Doordekraal e Springfield) na aclamada Região de Durbanville, próxima de Stellenbosch e Paarl. As duas propriedades foram adquiridas pela Vinícola D’Aria em 1998 e 1999. O primeiro vinho D’Aria foi um Sauvignon Blanc lançado em 2005 e desde então vários outros vinhos foram agregados ao portfólio.
O jovem enólogo Rudi Von Waltsleben é quem comanda a Vinícola, localizada em meio a bosques e quem define o estilo dos vinhos, que têm tudo a ver com o gosto brasileiro: vinhos frutados, equilibrados e gostosos de beber. São aproximadamente 60 hectares plantados, entre variedades tintas e brancas.
Já a Vinícola Capaia é uma “obra de arte”, segundo John Platter, principal crítico de vinhos sul-africano. Os proprietários Ingrid e Alexander Von Essen são alemães que decidiram em 1997 iniciar este projeto na África do Sul. O conceito e estilo são padrão “Velho Mundo” e todas as parreiras plantadas são de Bourdeux, enquanto todos os tanques de fermentação instalados são de carvalho francês Taransaud.
Atualmente são 14 tanques de carvalho Taransaud de 150 anos de 8000 litros e 38 de 5000 litros para fermentação dos vinhos tintos. Parte do Sauvignon Blanc também fermenta em tanques de carvalho. Até 2009 era a Vinícola com o maior número de tanques de fermentação em madeira no mundo.
A primeira colheita foi em 2003 e desde então, a Capaia vem acumulando premiações e recebendo muitos elogios e altas pontuações dos críticos de vinhos internacionais.
No jantar harmonizado da Adega Brasil Empório tudo vai começar com uma Polentinha cremosa com cogumelos e um ovo de codorna pochê. De prato principal, Jarrê de vitelo cozido em baixa temperatura, acompanhado de risoto de açafrão. E, de sobremesa, Folhado de doce de leite.
Os vinhos a serem servidos durante o jantar serão: D’Aria Sauvignon Blanc, Music Cabernet Sauvignon/Merlot/Shiraz, Music Pinotage/Shiraz e Capaia One Cabernet Sauvignon/Merlot/Cabernet Franc.
O evento está marcado para começar às 19h30 e o custo será de R$ 150 por pessoa – dos quais R$ 50 reversíveis em compras dos vinhos da noite -, pagos antecipadamente, com direito ao jantar, os vinhos e às águas a serem servidos.
Adega Brasil Empório
Rua Saldanha Marinho, 1487 – Bigorrilho
Fone: (41) 3077-1020
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS