A ideia é muito boa, embora tentativas anteriores não tenham ido muito longe, por razões as mais diversas. Neste mês, a rede de supermercados Pão de Açúcar começou a comercializar em suas lojas de Curitiba kits da Cheftime (foodtech fundada em 2014, em São Paulo, pela administradora Daniella Mello, que oferece uma linha completa de receitas). Os kits já trazem os produtos porcionados e o passo a passo de preparo. Isso já é uma tendência mundial que oferece uma opção prática e rápida para as rotinas cada vez mais agitadas.
Após a boa aceitação dos consumidores dentro do período de testes, em São Paulo, a rede está expandindo a oferta dos kits para todas as lojas de Curitiba. Os produtos, pioneiros no Brasil neste formato, seguem uma tendência mundial de kits gastronômicos, com receitas assinadas por chefs reconhecidos e já com todos os ingredientes necessários e nas quantidades corretas, higienizados, para o preparo das refeições.
A experiência anterior proporcionada aos curitibanos foi o Clube da Cozinha, em 2015, com base na experiência dos sócios quando moravam em Nova York (postei aqui). Era um pouco complexa, pois o cardápio era lançado na segunda, as pessoas reservavam e buscavam na quarta para fazer na quinta. Era ousado, pois tinha até receita do premiado chef italiano Massimo Bottura, mas não dava foco à praticidade. Não foi muito longe.
O que está sendo oferecido agora pelo Pão de Açúcar já tem outra pegada. Primeiro, por estar disponível nas prateleiras, no site e no aplicativo do supermercado, com acesso mais fácil à escolha dos pratos. Segundo, por não conter nenhum ingrediente perecível, o que permite a conservação do kit por alguns dias, podendo formar estoque doméstico.
Além da facilidade de adquirir os kits em mais pontos de venda, a expansão da Cheftime no Pão de Açúcar conta com uma série de novas receitas elaboradas especialmente para os clientes da rede, como o Dadinho de tapioca (R$ 30), o Risoto de cogumelos ao perfume de trufas brancas (R$ 39), Brie empanado com mel e damasco (R$ 30) e Ravióli de tomate seco (R$ 49,90), entre outros.
As novidades incluem também sugestões divertidas para as crianças desenvolverem, junto com seus mães e pais, de maneira prática e lúdica a sua relação com a cozinha, como o Cupcake de brigadeiro (R$ 39,90) e o Biscoito de amêndoas (R$ 29,90).
Os kits contêm todos os ingredientes necessários já devidamente porcionados e com instruções, em receita anexa, para a confecção do prato. E nenhum deles é perecível. A cebola, por exemplo, praticamente onipresente em todos eles, vem em flocos, para ser reidratada durante o cozimento.
As receitas disponíveis são ideais para servirem duas ou mais pessoas e cobrem todos os momentos de refeições, desde a entrada até a sobremesa. E a grande novidade não está apenas nos pratos, mas nas taças. São os kits para drinques, especiais para os amantes da coquetelaria, que desejam deixar as receitas de bebidas mais elaboradas e têm opções de preparo rápido e descomplicado dos coquetéis Moscow Mule (R$ 79,90), Lillet (R$ 139,90) e Gin Tônica (R$ 79,90).
Os preços são convidativos se imaginados para duas pessoas e os drinques para mais gente. E as receitas, pelo que vi e provei, muito atraentes. É uma interessante opção para ter em casa e poder surpreender convidados.
A rede de supermercados tem quatro lojas em Curitiba.
Pão de Açúcar Jardim Social
Rua Arquimedes Cruz, 85 – Jardim Social
Pão de Açúcar Água Verde
Avenida República Argentina, 391 - Água Verde
Pão de Açúcar Champagnat
Rua Martin Afonso, 2162 - Bigorrilho
Pão de Açúcar Batel
Rua Coronel Dulcídio, 915 - Batel
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