Assim que a Natasha, lá do Ver-O-Peso da Amazônia me avisou, já fiquei animado.
- Chegou tambaqui. Tanto a banda quanto ele inteiro – anunciou.
Já tratei de garantir uma banda (que é a metade do peixe), pois considero tambaqui um dos peixes mais saborosos que conheço. De carne gordurosa, ele se presta a ser assado em forno ou mesmo em churrasqueira, pois o calor forte vai derretendo a gordura e irrigando a carne.
Programei fazer no fim de semana. Do jeito mais simples possível, para ressaltar bem o sabor da carne, que é único. Sem grandes voos de acompanhamentos e ainda ficando no campo da singeleza, com um indispensável vinagrete básico (cebola, tomate, pimentão verde, azeite, limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora), uma farofa de banana-da-terra com manteiga de garrafa, cebola roxa e castanha-do-pará (é só aquecer a manteiga, pôr a cebola, deixar dourar, juntar banana e castanha e aí colocar a farinha de mandioca até chegar no ponto – se for paraense, melhor ainda) e um baião de dois ou arroz branco, conforme a preferência de cada um.
Como era almoço de domingo, precisava de uma sobremesa para completar à altura. Também lá, na mesma loja, tinha um pacote de polpa de açaí congelada. Era o ingrediente ideal para um pudim, que, certamente ficaria delicioso (como ficou). Mas o pudim também poderia ser feito com outra polpa amazonense qualquer, exatamente com a mesma receita, que também daria bom resultado.
Ver-o-Peso
Já tive a oportunidade de escrever sobre a loja Ver-o-Peso da Amazônia no início do ano (confira a matéria completa aqui, que vale a pena), encantado com a variedade de produtos ali existentes.
E não só como empório, mas também pela possibilidade de consumir no local. O tacacá, por exemplo, que Natasha e sua mãe (Sueli) fazem é inigualável, apenas similar aos que se tomam lá no Pará. É recomendação garantida, tanto quanto a Unha de caranguejo feita na hora.
Sem contar com vasta lista de produtos amazônicos à venda.
E já que falamos em tambaqui e açaí, os preços de venda são: Tambaqui, R$ 65 o kg; açaí, R$ 35 o kg.
Sugiro mesmo como prato para o próximo fim de semana. E dá bem tempo, pois, como ambos são congelados, é preciso comprar com antecedência, para deixar descongelando naturalmente na geladeira.
Daí é só fazer – são duas receitas muito simples –, afagar o paladar e receber os elogios.
Vamos às receitas, então?
Bom apetite!
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS