Assim que a Natasha, lá do Ver-O-Peso da Amazônia me avisou, já fiquei animado.
- Chegou tambaqui. Tanto a banda quanto ele inteiro – anunciou.
Já tratei de garantir uma banda (que é a metade do peixe), pois considero tambaqui um dos peixes mais saborosos que conheço. De carne gordurosa, ele se presta a ser assado em forno ou mesmo em churrasqueira, pois o calor forte vai derretendo a gordura e irrigando a carne.
Programei fazer no fim de semana. Do jeito mais simples possível, para ressaltar bem o sabor da carne, que é único. Sem grandes voos de acompanhamentos e ainda ficando no campo da singeleza, com um indispensável vinagrete básico (cebola, tomate, pimentão verde, azeite, limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora), uma farofa de banana-da-terra com manteiga de garrafa, cebola roxa e castanha-do-pará (é só aquecer a manteiga, pôr a cebola, deixar dourar, juntar banana e castanha e aí colocar a farinha de mandioca até chegar no ponto – se for paraense, melhor ainda) e um baião de dois ou arroz branco, conforme a preferência de cada um.
Como era almoço de domingo, precisava de uma sobremesa para completar à altura. Também lá, na mesma loja, tinha um pacote de polpa de açaí congelada. Era o ingrediente ideal para um pudim, que, certamente ficaria delicioso (como ficou). Mas o pudim também poderia ser feito com outra polpa amazonense qualquer, exatamente com a mesma receita, que também daria bom resultado.
Ver-o-Peso
Já tive a oportunidade de escrever sobre a loja Ver-o-Peso da Amazônia no início do ano (confira a matéria completa aqui, que vale a pena), encantado com a variedade de produtos ali existentes.
E não só como empório, mas também pela possibilidade de consumir no local. O tacacá, por exemplo, que Natasha e sua mãe (Sueli) fazem é inigualável, apenas similar aos que se tomam lá no Pará. É recomendação garantida, tanto quanto a Unha de caranguejo feita na hora.
Sem contar com vasta lista de produtos amazônicos à venda.
E já que falamos em tambaqui e açaí, os preços de venda são: Tambaqui, R$ 65 o kg; açaí, R$ 35 o kg.
Sugiro mesmo como prato para o próximo fim de semana. E dá bem tempo, pois, como ambos são congelados, é preciso comprar com antecedência, para deixar descongelando naturalmente na geladeira.
Daí é só fazer – são duas receitas muito simples –, afagar o paladar e receber os elogios.
Vamos às receitas, então?
Bom apetite!
Indulto natalino de Lula exclui presos do 8 de janeiro e beneficia condenados por corrupção
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro