Quem me acompanha aqui sabe que de vez em quando dou uma mergulhada nas publicações de chefs, cozinheiros e tudo o mais que se relaciona ao bom paladar. E não só em português, pois encontro ali uma boa maneira de praticar o inglês e o francês e tentar aprender mais do italiano e do espanhol.
Quando encontro uma receita, copio, colo e guardo para quando bater a vontade de fazer. Foi o que ocorreu com essa que estou sugerindo aqui, um Camarão na crosta de coco com mel e pimenta, que combina o delicado sabor do crustáceo com o toque adocicado e crocante de mel e coco. E ainda vem, de carona, um Aïoli de manga e pimenta habanero – que também pode ser servido com outros peixes ou frutos do mar.
Dia desses estava dando uma “viajada” pelos meus guardados e encontrei essa receita. É do chef Rich Cundiff, do Rocky's Hot Chicken Shack, restaurante bem estilo norte-americano, que fica em Asheville, Carolina do Norte.
O visual já me atraiu e foi aí que decidi fazer, sem mexer praticamente em nada e tendo apenas o cuidado de não deixar passar do ponto, para não emborrachar o camarão.
Para obter os camarões como eu queria, entrei em contato com a Pescados Keli Mozer, no Mercado Municipal, e pedi ao Pablício Mozer que me separasse a quantidade de camarões imaruí e que mantivesse a cauda. Normalmente eles vendem inteiramente limpos (a R$ 90 o kg), mas se encomendar antes e pedir, deixam a cauda, conforme o desejo do cliente.
Feito isso, foi só organizar as coisas e elaborar o prato para uma entrada de almoço de domingo. Que tal encarar neste fim de semana?
Ficou delicioso, posso garantir.
Vamos encarar?
Bom apetite!
Dicas
- Para obter melhor consistência na hora de processar os ingredientes do molho, pode ser interessante pôr a manga cortada no freezer até congelar ligeiramente.
- A recomendação de açúcar granulado pode valer tanto para açúcar cristal quanto para o demerara. Vai da escolha de cada um. Se não tiver, o açúcar refinado serve, embora não dê o mesmo efeito.
- Páprica defumada, sal defumado e outras especiarias podem ser encontradas no Mercado Municipal ou na Cípria – Ervas e Especiarias, casa especializada em todos os tipos de temperos.
- A pimenta habanero é forte e picante. Pode ser encontrada na banca especializadas em pimentas do Mercado Municipal. Cada uma custa R$ 1 e é mais do que suficiente para a receita. Caso não encontre, pode usar a dedo-de-moça, mas com as sementes, para obter a mesma intensidade.
- Recomenda-se sempre moer a pimenta-do-reino na hora, para ela liberar todos os sabores e não somente a picância, que acontece quando se compra a pimenta já em pó.
- É possível encontrar coco ralado fresco nas lojas que vendem doces feitos com coco (como quindins) e no Mercado Municipal, na Puro Coco. Alguns supermercados também estão recebendo o produto, mas em dias alternados.
- Importante manter o rabinho do camarão, para dar mais charme ao prato.
- As louças são da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf). O guardanapo, da Carola Home (@carolahomebr).
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS