Fazia tempo que estávamos com vontade de comer um galeto. Chegamos até a programar uma ida a uma galeteria da cidade, mas, por outras razões, não deu certo. Foi quando descobrirmos ainda termos um galeto congelado no freezer, pedindo para ir à mesa.
Por que não? Um galetinho daqueles, com uns 600g, daria muito bem para dois, pelos acompanhamentos que eram propostos. Seria aquilo, então. O almoço de domingo já estava decidido. E aí, enquanto o bichinho descongelava, houve tempo suficiente para buscar uma receita que viesse de encontro aos nossos desejos.
Como já escrevi aqui, de vez em quando passeio pela internet e vou registrando e arquivando receitas que me interessam. Algumas delas passam virgens o tempo todo. Outras são resgatadas anos depois, quando não mais lembrava delas. E outras surgem conforme a busca dos ingredientes a serem utilizados. E foi nessa busca, por galeto, que apareceu a receita dos Poulets cocotte grand’mère, tradicional na França e que compõe o franguinho com batatas, cogumelos e pequenas cebolas caramelizadas. Receita daqui, já traduzida e adaptada. Mas que ficou devendo alguma coisa na hora da execução – certamente haverá correções para as próximas vezes.
Como o galeto exigia cogumelos, buscamos uma entrada que também pudesse aproveitá-los ainda bem frescos, para que não ficassem perdidos na geladeira. E o que vimos foi uma sugestão dos Cogumelos crocantes, que, na teoria e na foto exibida no site de onde veio, parecia ser bem mais interessante. Nada que não se possa ajustar.
Vamos conferir as receitas? Aí, em cada uma delas, faço os devidos comentários.
Cogumelos crocantes
Ingredientes
2 xícaras de cogumelos frescos, inteiros
suco de limão
1 clara
2 colheres (sopa) de iogurte
1 xícara de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Molho
o restante do pote de iogurte
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de catchup
4 colheres (sopa) de ricota
sal a gosto
dill para polvilhar
folhas verdes
Preparo
Lave bem os cogumelos e regue com o suco de limão.
Bata a clara com o iogurte e passe os cogumelos. Empane-os com a farinha de rosca e o queijo parmesão.
Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de 15 minutos ou até dourar. Retire e sirva com a salada verde e o molho.
Para o molho, misture os ingredientes.
Observações:
Achei demais as 4 colheres de ricota, pus a metade e meio assim ficou meio encorpado demais. Dá pra diminuir.
Não havia sugestão do que fossem as folhas verdes. Na dúvida, não pus e não fizeram falta.
Deixei mais tempo que os 15 minutos no forno. Ficaram uns 20 e acho que caberiam pelo menos mais alguns. Na próxima vou experimentar com 30 minutos, pois o cogumelos precisa liberar sua água para ficar mais saboroso, o que não aconteceu de todo.
———————
Poulets cocotte grand’ mère
(Galeto assado com batatas coradas, cogumelos fatiados e cebolas caramelizadas)
2 galetos
150g de cebolas pequenas
150g de bacon
180g de champignon fresco
1,2 kg de batata bolinha
60 ml de vinho branco
180 ml de caldo de frango
24g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino branca
Preparo
Amarre com barbante as pernas e asas, para que não abram durante o cozimento. Tempere com sal e pimenta branca.
Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite e, com o fogo bem alto, doure os galetos de todos os lados.
Arrume-os, com as costas para baixo, em uma assadeira untada com manteiga e leve ao forno baixo (160º) por aproximadamente 45 minutos. Elimine os barbantes e reserve aquecido.
Ferva as cebolinhas em calda de açúcar, doure rapidamente o bacon cortado em fatias finas, corte em fatias e refogue na manteiga os champignons. Corte as batatas, cozinhe, escorra e refogue rapidamente no azeite.
Desengordure levemente a forma em que foram assados os galetos, deglace com o vinho branco, levantando assim o seu fundo, e transfira para uma panela. Deixe reduzir por 1 a 2 minutos e acrescente o caldo de frango. Peneire e verifique o tempero.
Esquente a manteiga, acrescente as batatas, o bacon, os champignons, verifique o tempero e coloque as cebolinhas por último.
Observações:
Fiz meia receita, com um galeto só.
Em vez de bacon usei pancetta, que acho muito mais saborosa e delicada, sem tomar conta do paladar. Mesmo assim a quantidade indicada é um pouco demais.
Foi pouco o tempo de forno recomendado. O galeto veio um pouco rosado na proximidade dos ossos. Nessa temperatura baixa carecia de pelo menos mais meia hora, para ficar crocante e sequinho.
=-=-=-=-=
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS