Ouça este conteúdo
Dias atrás a Flavia Rogoski me mandou um WhatsApp: “Estou com uma ideia nova aqui na loja e queria a sua opinião. Posso mandar para você dar uma olhada? ”
Claro que sim, respondi de pronto, mesmo não sabendo do que se tratava. É que tenho tanto respeito por ela, pelo trabalho dela e pelo conhecimento que tem de queijos que só imaginei tratar-se de coisa boa.
E realmente era... muito boa.
A Flavia – acho bom lembrar aos que porventura não sabem – é proprietária da loja Bon Vivant, estabelecida no Mercado Municipal de Curitiba. É paraíso obrigatório para todos os apreciadores do bom paladar. Há queijos de todas as espécies, presuntos, embutidos, doces, azeites e o que mais se possa imaginar nessa área tão rica em sabores.
E Flavia, que há 16 anos está no negócio, começou, com o tempo, a se interessar e se apaixonar cada vez mais pelos queijos. Estudou muito, fez cursos, fez viagens degustativas, mergulhou a fundo no conhecimento e hoje é uma mestra queijeira de primeira linha, a atrair mais e mais pessoas para os prazeres dos tantos variados sabores desses produtos advindos do leite.
E essa é a Flavia que me mandou aquele bilhete eletrônico, expondo a tal “ideia nova”. Ela tinha acabado de participar de uma live no Redondas Tutano, que volta e meia põe no ar assuntos de sabor e do melhor para o paladar. Naquele dia (confira aqui) ela dividiu a conversa com o mestre queijeiro Guilherme Ferreira, produtor do premiado queijo Estância Capim Canastra (São Roque de Minas, MG), com o chef e empresário Beto Madalosso (criador da Tutano Gastronomia) e com o chef Jorge Mariano, do Madá Pizza e Vinho, no qual é sócio com Madalosso.
Foi uma conversa animada, bem profícua e muito inteligente. E saiu até uma receita de pizza, por Mariano e Ferreira, uma Margarida, com molho de tomate, manjericão, tomate confit e dois queijos Canastra: Canastra fresco e Canastra da Caverna (que, infelizmente, ficou apenas por poucos dias no menu do Madá).
Os queijos e a pizza
E foi isso que norteou a entrega do mês do Clube do Queijo. Chegou em casa uma caixinha com pedaços desses dois queijos e mais um doce de leite, também da Estância Capim Canastra, feito apenas com leite cru e açúcar.
Com o kit que recebi, contando sobre cada queijo e sobre a ideia da pizza, não resisti e fui atrás. Esse Queijo da Caverna é sensacional, passa por um rol incrível de sabores, entre o sal e o agridoce, fungos e madeira. E entrou como um brinde de prazer na combinação da pizza.
Entrei em contato com o Jorge Mariano e ele me passou a receita. Não tive dúvida, naquela mesma ocasião preparei uma massa de pizza de fermentação natural (deliciosa receita de massa do Rene Seifert, que está explicada aqui, em vídeo) e segui as indicações. Ficou sensacional, possivelmente a melhor pizza que comi nos últimos tempos, tendo como base o Canastra normal em fatias, sobre o molho de tomate e manjericão, completando com o Caverna ralado depois de a pizza assada. E, claro, a massa diferenciada.
O Clube do Queijo
O Clube do Queijo foi criado por Flavia Rogoski em 2017 e é uma forma de compartilhar as oportunidades e sabores que ela descobre no mundo dos queijos. Cada vez mais o Brasil vem produzindo queijos com excelente qualidade, mas os volumes produzidos são pequenos e as vezes não é possível ter em lojas. Mas como ela é uma pessoa que adora novidade, vai até os produtores buscar essas exclusividades para os integrantes do clube.
A rotina do clube continuava existindo nesses últimos tempos, mas praticamente como rotina. Com a necessidade do isolamento social e as entregas mais intensas (o Bon Vivant intensificou os meios de delivery), Flavia sentiu que era bom momento de turbinar a iniciativa. E foi com tudo, para dividir essa experiência sensorial com seus, digamos, associados.
O formato original foi mantido e o Clube do Queijo (i)Legal - que é como ela chama - funciona assim: nas segundas e quartas semanas de cada mês é entregue uma cestinha com dois queijos diferenciados que foram garimpados. Normalmente são queijos artesanais brasileiros, com uma enorme gama ainda a se descobrir.
Na remessa sempre vai mais algum item, que normalmente se pode consumir junto com queijos, como um pão, uma geleia ou um embutido.
O volume que vai dentro da caixinha fica em torno de 300g de queijos, mais a surpresa. E agora foi feito um contrato com a Loggi para levar essas iguarias até os assinantes, possibilitando o acompanhamento da entrega, se foi feita dentro do prazo combinado.
A mensalidade do clube é de R$ 120, com a garantia de duas entregas mensais.
Contato e assinatura podem ser feitos pelo WhatsApp (41) 99673-7753.
Bon Vivant
Rua Sete de Setembro, 1865 (box 56 e 57)
Mercado Municipal de Curitiba – Centro
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br