Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Um ravióli de figo seco e brie feito em casa, maior sucesso

Anacreon de Téos
Ravióli de figo seco e queijo brie na manteiga de sálvia – com carré de cordeiro em crosta de ervas -,a atração domingueira na Panela do Anacreon.

Fazia bom tempo que desejava fazer uma massa. Há alguns anos comprei uma daquelas máquinas de massa e cheguei a arriscar alguma coisa. Mas daí quebrou a base de sustentação (aquela lingueta que prende a máquina à mesa), foi feito o conserto, só que desde então nunca mais a tal máquina saiu do armário.

Era, então, questão de tempo. O calendário apertado das últimas semanas não permitiu qualquer iniciativa na cozinha, mas o domingo agora se ofereceu e a ideia de fazer a massa veio com toda a força. Massa recheada, claro, não apenas um simples “macarrão” com molhinho.

Lembrei-me de ter comigo em algum lugar (acho que foi obra da Geraldine Miraglia, da extinta Oli Gastronomia, não tenho certeza) um ravióli de figo seco com manteiga de sálvia e fui por esse caminho para chegar ao prato a ser feito. Já metido a entendedor, incluí também queijo brie no recheio e fui às compras. Seria isso, então, um Ravióli de figo seco e brie com molho de manteiga de sálvia. Que tal?

Mas talvez fosse pouco ir só assim para a mesa. Precisaria de um acompanhamento de carne, deduzi. Cordeiro, por que não? Tinha arquivado aqui uma receita de um carré assado com crosta de ervas que me pareceu interessante. Daria boa combinação com o ravióli.

Precisaria encontrar uma entrada, já que a sobremesa seria alguma fruta flambada, o que fosse possível encontrar no Mercado Municipal. Preparação básica, com manteiga e açúcar derretidos, a fruta tostada e daí a bebida (licor ou destilado) para flambar. Encontrei amoras (nacionais) bem interessantes. E também algumas minimorangas se oferecendo para as entradas – tinha visto em algum lugar sugestão de recheio com alho-poró e cream cheese, bacana. Pronto, o cardápio estava fechado.

Na hora da execução, tudo bem com a entrada, exceto pela quantidade de recheio. Poderia ter sido um pouco mais. Mas de sabor, nada a reclamar, exceto pelas moranguinhas, que ficaram devendo. Parecia que estavam aguadas, sei lá, ficou faltando alguma coisa.

Quanto aos raviólis, sem problemas. A massa deu certo, mas ficou a dúvida para o tamanho ideal. Para a tirar a cisma, duas opções: um corte redondo, feito com um aro, e um quadrado, maior, com a carretilha. Na hora de dobrar já veio a certeza de estarem os pequenos mais interessantes. Os outros ficaram parecidos com pastéis, raviolões, com o recheio meio perdido lá dentro. O molho de manteiga de sálvia ficou impecável.

Quanto à sobremesa, nenhum segredo. Não requer prática nem habilidade e qualquer um pode experimentar fazer. De resto foi só abrir um tempranillo espanhol e aproveitar o domingo.

O que valeu mesmo é que, de agora em diante, as massas também podem entrar na rotina de nossos cardápios caseiros. Já vou começar a procurar por outras ideias.

Quer conferir as receitas?

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Minimorangas recheadas com alho-poró

Anacreon de Téos
Minimoranga recheada com alho-poró, a entrada.

Ingredientes

4 mini morangas
1 talo de alho-poró
200g de cream cheese
4 colheres (sopa) de salsa picada
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
azeite extra virgem
manjericão fresco
sal
pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo

Higienize bem as minimorangas, corte uma tampa no sentido horizontal e remova completamente as sementes internas. Lave novamente e reserve.
Corte o alho-poró em rodelas finas e depois corte as rodelas em 4 partes.
Em uma tigela, misture o alho-poró picado, o cream cheese, o queijo parmesão e a salsa. Regue com um fio de azeite extra virgem e tempere com sal e pimenta a gosto.
Recheie as minimorangas com o auxílio de uma colher de sobremesa ou chá, até que estejam repletas.
Disponha uma folhinha de manjericão fresco sobre os recheios de cada minimoranga e feche com a tampa cortada.
Envolva as minimorangas em papel alumínio e leve ao forno preaquecido em temperatura alta (200ºC) por pelo menos 30 minutos.
Espete com um palito para checar o cozimento. Quando o palito entrar e sair com facilidade, elas estarão prontas.
Sirva quente, como entrada ou acompanhamento.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=

Ravióli de figo seco e brie ao molho de manteiga de sálvia

Anacreon de Téos

Ingredientes

Massa
280 g de farinha de trigo
120 g de semolina
4 ovos

Recheio
200 g de queijo brie cortado em cubos pequenos
200 g de figo turco seco picado finamente

Molho
100 g de manteiga
folhas de ½ maço de sálvia
noz-moscada a gosto

Preparo

Coloque a farinha em uma superfície lisa, faça um furo no centro, quebre os ovos neste buraco e, com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha. Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por cinco minutos no mínimo.
Se a massa grudar, polvilhe um pouco de farinha de trigo e quando a massa estiver bem maleável e homogênea corte-a em dois pedaços para abrir.
Ajuste o controle da máquina de massa (manual) para a largura maior. Polvilhe cada pedaço de massa com farinha de trigo e passe pelo menos umas três vezes pelos cilindros sem corte, para abrir a massa.
Ajuste a máquina sempre para uma espessura mais fina e passe novamente a massa aberta para afinar até chegar à graduação desejada. A cada passada, polvilhe um pouco de farinha de trigo.
Depois de preparada a massa, elas devem ser recheadas com o figo seco e o queijo brie e cortadas em formato de ravióli.
Para o molho, derreta a manteiga em uma frigideira, salpique a noz-moscada e junte as folhas de sálvia.
Aqueça água abundante em uma panela, salgue ligeiramente ao ferver e cozinhe os raviólis por cerca de 6 minutos. Depois de cozidos, regue-os com a manteiga de sálvia e sirva-os em seguida.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Carré de cordeiro em crosta aromática

Ingredientes

Crosta aromática

300g de pão de forma ralado
50g de queijo parmesão ralado
½ maço de ciboulette
½ maço de salsinha
6 ramos de alecrim fresco
2 colheres (sopa) de tomilho
azeite de oliva até dar liga
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

Preparo
Misture todos os ingredientes e reserve.

Carré de cordeiro

Ingredientes

1,5 kg de carré de cordeiro limpo
sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
crosta aromática

Preparo

Tempere o carré com sal e pimenta e cubra-o com a crosta aromática. Disponha o carré em uma forma e leve ao forno (180ºC) por mais ou menos 30 minutos, conforme o gosto do ponto da carne.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=

Amoras flambadas com sorvete de iogurte

Anacreon de Téos
Amoras flambadas com sorvete de iogurte, a sobremesa.

Ingredientes

100g de amoras frescas
50g de açúcar
50g de manteiga
2 colheres (sopa) de licor de cassis
3 colheres (sopa) de licor de laranja (curaçau ou cointreau)
Sorvete de iogurte

Preparo

Derreta a manteiga e o açúcar em uma frigideira.
Junte as amoras e deixe cozinhar por 5 minutos.
Acrescente o cassis, deixe mais 1 minuto e junte o licor de laranja. Deixe aquecer e flambe.
Sirva em taças, com bolas de sorvete de iogurte.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.