Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Uma ceia completa de Ano Novo para fazer em casa. Vamos arriscar?

Anacreon de Téos
Costeleta de leitão crocante na mostarda com purê de feijão branco e marmelada de cebola roxa – receita da chef Manu Buffara que tem jeito de Ano Novo.

Não é todo mundo que tem disposição de sair por aí no Ano Novo, enfrentando filas, agitos e uma zoeira geral – que assola o litoral, por exemplo.

Muita gente também reserva mesas em hotéis e restaurantes programados para o evento. Mas não são poucos aqueles que preferem ficar em casa. Ou na casa de amigos ou parentes, preparando a curtindo a própria festa de passagem de ano. Com o afeto das pessoas queridas e dentro da própria programação estabelecida.

Para estes, aqui vai uma sugestão de cardápio que não exige tantos cuidados e pode ser planejado já a partir de hoje, para as compras de mercado e primeiras providências para a execução dos pratos. Uma salada de entrada, dois pratos principais (ou primeiro e segundo pratos, conforme o desejo na hora de servir) e uma sobremesa e tudo estará resolvido, com ingredientes ligados à tradição da data.

Como as lentilhas, que dizem trazer fortuna. Aqui são apresentadas em forma de salada, em receita do chef Alexandre Vicki, que brilhou muito em Curitiba e hoje está em Goiânia, comandando a cozinha do Restaurante Coralina, do Hotel Mercure. Na composição do prato, a combinação das lentilhas com o queijo gouda e a rúcula, ornada com os bastonetes de parmesão, que podem ser adquiridos prontos em padarias. E um toque agridoce com damascos e o oriental molho de ostra.

O primeiro dos pratos principal é o bacalhau, tradicional nas mesas européias no Ano Novo, embora por aqui esteja sempre muito mais ligado à Páscoa. E a receita está entre as mais simples e tradicionais, à Gomes de Sá, apresentada pelos produtores do Bacalhau da Noruega. Combinação clássica: bacalhau, cebola, ovos, azeitonas, alho e salsinha.

O prato de carne está de acordo com os preceitos do último dia do ano. Nada de aves, que ciscam para trás. Ou de ruminantes, que devolvem a comida depois de mastigada. O recomendado é utilizar carne suína, porque o porco chafurda para a frente (pensando bem, no fundo é tudo uma grande bobagem, mas tudo bem, são as recomendações populares). E aí, de acordo do o tema, nada melhor que um courinho pururuca à mesa. Como uma receita que a chef Manu Buffara, hoje brilhando à frente de seu próprio restaurante, o premiado Manu, nos ofereceu tempos atrás, quando ainda estava à frente da cozinha de outro estabelecimento. Trata-se de uma Costeleta de leitão crocante na mostarda com purê de feijão branco e marmelada de cebola roxa que vai arrancar suspiros dos presentes.

E por falar em suspiro, que venha a sobremesa: Pudim de claras com calda de grenadine. O xarope de grenadine se encontra pronto e é muito utilizado em coquetéis. É feito de romã, fruta sempre presente nas comemorações de virada de ano. O pudim de claras é feito normalmente (e veja como a receita é bem simples) e depois de frio a calda é despejada por cima. Dá um ótimo visual e reforça o bom paladar.

Pronto, aí está nosso cardápio de Ano Novo. Agora é só ir às compras e começar a prepará-lo. Vamos às receitas?

=-=-=-=-=-=-=-=

Anacreon de Téos
Salada de lentilhas, queijo gouda e rúcula com bastonetes de parmesão – da inspiração do chef Alexandre Vicki.

Salada de lentilhas, queijo gouda e rúcula com bastonetes de parmesão

A partir de receita original do chef Alexandre Vicki

Ingredientes

200 g de lentilhas cozidas (com os grãos firmes) 200 g de queijo gouda cortado em cubos ½ maço de rúcula cortada em tiras 100 g de pancetta cortada em tiras 20 tomates-cereja cortados ao meio 100g de damascos cortados em cubos 2 cabeças de alho laminadas 2 folhas de massa folhada Azeite de oliva 50 g de parmesão ralado 1 ovo batido molho de ostra

Preparo

Em uma frigideira, frite as lâminas de alho em bastante azeite até ficarem douradas, escorra-as e reserve. Volte o azeite na frigideira e salteie a pancetta, os tomates cereja, os damascos e as lentilhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e quando estiver frio adicione o queijo gouda e a rúcula. Corrija o tempero e reserve. Pincele a massa com o ovo e polvilhe o parmesão, corte-a com as medidas de 1,5 cm x 5,0 cm e leve a assar em forno quente até ficarem douradas. Para servir molde a lentilha com um aro de enformar e coloque os bastonetes em volta. Decore o prato com as lâminas de alho e com gotas do molho de ostra.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Divulgação
Bacalhau da Noruega à Gomes de Sá. Receita simples de fazer e com todo o sabor que dela se espera.


Bacalhau da Noruega à Gomes de Sá


Sugestão dos produtores do “Bacalhau da Noruega”

Ingredientes:

1 kg de peixe tipo Bacalhau Saithe, Ling ou Zarbo, desfiado em lascas e dessalgado 200 ml de azeite de oliva 2 dentes de alho esmagados 4 cebolas médias, em rodelas 1 kg de batatas inglesas lavadas e cozidas 4 ovos cozidos, cortados em rodelas Leite, o quanto baste, para cobrir o bacalhau Azeitonas pretas, a gosto Salsa picada para polvilhar Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Colocar o bacalhau, já dessalgado, em um recipiente fundo, coberto com leite quente. Deixar a infusão por uma hora e meia a duas horas. Levar ao fogo baixo uma frigideira grande, colocar o azeite, o alho e as cebolas até dourar. Retirar do fogo Em um refratário grande, distribuir as rodelas de batata o refogado de alho e cebola e as lascas de bacalhau já escorridas e temperadas com pimenta. Ajustar o sal. Levar a travessa ao forno alto por 30 minutos. Enfeitar com ovos cozidos, as azeitonas pretas e a salsa picada.

Rendimento: 4 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=

Costeleta de leitão crocante na mostarda com purê de feijão branco e marmelada de cebola roxa

Anacreon de Téos

 

A partir de receita da chef Manu Buffara

Purê de feijão branco

1 kg de feijão branco Sal, pimenta, curry, páprica picante, noz moscada

Cozinhe o feijão branco e bata no liquidificador até atingir a consistência de creme. Tempere com as especiarias e reserve.

Marmelada

75 g de cebola roxa 20 g de vinho tinto 10 g de vinagre de vinho tinto 5 g de açúcar

Puxe a cebola no azeite, deixe murchar, adicione o vinagre, deixe evaporar e depois adicione o vinho e o açúcar. Deixe secar e reserve.

Costeleta de leitão

300 g de costeleta de leitão

Tempere com sal, pimenta, alecrim, mostarda. Coloque no forno para assar durante 40 minutos a 185 ºC.

Mini legumes

8 mini-cenoras 8 mini-nabos 8 mini-beterrabas

Cozinhe os legumes em água salgada e fervendo. Retire e salteie na manteiga. Sirva o purê de feijão branco com especiarias e a costeleta na mostarda.

=-=-=-=-=-=-=-=

Anacreon de Téos
Pudim de claras com grenadine – uma sobremesa delicada para fechar a noite em alto estilo.


Pudim de claras com calda de grenadine

Ingredientes

Manteiga para untar 8 claras 16 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (chá) de casca de limão ralada Xarope de grenadine

Preparo

Unte uma forma para pudim (com buraco no meio). Bata as claras em ponto de neve. Acrescente o açúcar aos poucos e bata muito bem – até que, levantando a pá da batedeira, o suspiro mantenha sua forma. Junte a casca de limão e misture. Coloque o suspiro aos poucos, com o auxílio de uma colher (sopa), na forma reservada e alise bem. Bata ligeiramente a forma sobre a mesa para dissolver as eventuais bolhas de ar. Leve o pudim em banho-maria ao forno moderado (170ºC) e deixe assar por cerca de 35 minutos ou até dourar (o pudim cresce e depois abaixa um pouco). Deixe esfriar e a seguir desinforme. Regue por cima o xarope de grenadine em fios.

Rendimento: 8 porções.

(mais receitas aqui, ainda mais saborosas, em outra postagem)

=-=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros