Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Uma degustação às cegas de Brunellos com jantar especial no Ernesto

Divulgação
Saladinha de rúcula com grana padano, lardo, tomate-cereja e aceto balsâmico di Modena – para começar o jantar após a degustação dos brunellos.

O Brunello di Montalcino é um dos ícones dos vinhos italianos, talvez o mais prestigiado deles. Esse vinho toscano, da região de Montalcino, já teve melhores momentos, quando o número de produtores era menor e não havia a proliferação de tantos e tantos brunellos como nos dias de hoje. Mas continua, é claro, sendo uma das referências dentre os vinhos do mundo e sempre vale a pena apreciá-lo, principalmente se acertar na escolha de um daqueles diferenciados, acima da linha dos tops.

E o curitibano tem uma oportunidade na próxima segunda-feira (03), com uma degustação às cegas de dez rótulos Brunello di Montalcino que será propovida pelo Ernesto Ristorante.

Os vinhos escolhidos foram estes: Brunello di Montalcino Villa Poggio Salvi 2006, Brunello di Montalcino Caprili 2006, Brunello di Montalcino Caparzo La Casa 2004, Brunello di Montalcino Altesino 2006, Brunello di Montalcino Villa Antinori Pian delle Vigne 2006, Brunello di Montalcino Bel Poggio 2007, Brunello di Montalcino Salvioni 2005, Brunello di Montalcino Camigliano Gualto 2003, Brunello di Montalcino Vitanza 2006 e Brunello di Montalcino Renieri 2006.

Logo após a degustação, o chef Dudu Sperandio servirá um cardápio especial, no formato de menu-degustação, elaborado para a ocasião – e cada comensal divide o paladar de seus vinhos com os pratos, de acordo com a sensibilidade ou o que melhor achou de cada um.

O jantar começa com uma Saladinha de rúcula com grana padano, lardo, tomate-cereja e aceto balsâmico di Modena. Em seguida, Tartar de cordeiro com lâminas de amêndoas, pepino, salsão, parmigiano reggiano e balsâmico. O terceiro prato será um Consomê com cogumelos frescos do bosque, antecipando a massa, o Ravióli de abóbora com molho de queijo de cabra, nozes caramelizadas e ervas frescas.

Dois tipos de carne foram separados para os pratos. No primeiro deles, uma Língua cozida 24 horas com especiarias, molho de vinho tinto e purezinho de feijão branco. E no segundo, uma Barrigada de porco cozida no leite com sálvia, batata Asterix e caviar (uma receita, pelo menos em sua base, modéstia à parte, desse blogueiro que vos bloga, prato apresentado em um dos jantares de nossa Confraria do Armazém).

O evento é limitado para dez convidados, ao custo de R$530,00 por pessoa.


Jovem chef

Dudu Sperandio é um jovem talentoso (29 anos) e muito criativo, ainda que sem fugir da linha da cozinha italiana, pela qual pegou gosto nos tempos de trabalho em Milão. Seu restaurante, o Ernesto (homenagem ao avô), tem pouco mais de um ano de funcionamento e já se tornou um dos pontos obrigatórios de quem aprecia a boa comida. (Se alguém tiver a curiosidade de ver, escrevi aqui logo nas primeiras semanas de funcionamento da casa).

O reconhecimento ao seu trabalho em tão curto período de tempo pode ser constatado no convite para participar do livro Marca de Chef (lançado aqui pela Gazeta do Povo há poucos dias), onde expõe alguns de seus pratos e oferece as receitas, já incluído no grupo que tem alguns dos principais chefs e cozinheiros de Curitiba.

Ernesto Ristorante
Rua Myltho Anselmo da Silva, 1483 – Mercês
Fone: (41) 4141-5477

=-=-=-=

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.