Não há restaurante de Curitiba que não tenha sua promoção de cardápio especial para o Dia dos Namorados. E praticamente todos já estão com as reservas pelo menos no limite do esgotamento para a próxima quarta-feira. É sempre uma noite um tanto tumultuada – conforme o restaurante a ser escolhido -, mas o toque diferenciado proposto pelos buffets encanta os apaixonados, que encaram as dificuldades de casa lotada com naturalidade – acredito que sim.
No Zea Maïs há uma situação diferente. Há, sim, um cardápio especial para comemorar o Dia dos Namorados. Mas não necessariamente na noite do dia 12 e sim durante toda essa semana que está entrando. Assim, quem quiser escapar da turbulência pode escolher e marcar outro dia qualquer, pois, posso garantir, o cardápio concebido pela chef Joy Perine está saborosíssimo.
O restaurante mantém a ideia do “Three Course Menu”, com oferta de entrada, prato principal e sobremesa a preço fixo (R$ 128 por pessoa). E propõe também a combinação de entrada e prato principal ou prato principal e sobremesa como alternativa (a R$ 118). E para esse cardápio especial, a chef e sua equipe trataram de incluir pelo menos um prato inédito em cada item.
Entre as entradas propostas estão Carpaccio de carne com parmesão e rúcula e Crepe de abobrinha com brie, que fazem parte do menu da casa. E a novidade é um Polvo caliente, por conta da inspiração de chef Renata Abreu (que fazia polvos com muito sucesso em seus tempos de Vin Bistro), que voltou a integrar a equipe de cozinheiras do Zea Maïs. Os tentáculos de polvo são tostados e temperados com páprica picante, pimenta caiena e mais algumas especiarias, servidos com legumes.
Entre os pratos principais, os dois da casa são o Peixe com falsa escama de amêndoas e ravióli de ervas (um dos favoritos dos clientes regulares) e o Picadinho com “riso al salto”, que tem os cubinhos de carne acompanhados de risoto que é crocante por fora e úmido por dentro. Mas o prato dos namorados é imbatível e já estou na torcida para que entre no cardápio regular do restaurante. Trata-se de um Lombo de cordeiro na brasa, com grão-de-bico, cogumelos, maçãs e castanhas. As castanhas são as do Pará (ou do Brasil, tanto faz) e são salteadas, juntamente com os pedaços de shiitake e de maçãs. Os grãos-de-bico integram esse acompanhamento na mexida final e escoltam um pedaço de carne que quase de desmancha de macio. E o fato de ser feito na churrasqueira (sim, de latão mesmo, no pequeno espaço que a cozinha oferece) passa aquele aroma e aquele sabor de defumado que somente os pingos de gordura na brasa produzem.
Para sobremesa, obra de arte de outra das moças talentosas da turminha do Zea. Karen Takizawa, a criativa patissière da casa, apresenta o Amazônia Noir, uma harmoniosa combinação entre o chocolate da Amazônia, com 70% de cacau, e uma compota de laranjinha kinkan. As outras duas sobremesas incluídas nas opções de escolha são o Croquenbuche branco e preto e o Escondidinho de frutas com zabaione.
Belo cardápio, não concorda? Fica aí, então, a sugestão para quem pretende comemorar o Dia dos Namorados e talvez não queira se sujeitar à correria da data específica.
Restaurante Zea Maïs
Rua Barão do Rio Branco, 354 – Centro
Fone: (41) 3232-3988
=-=-=-=-
Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br