Tem programa para o fim de semana? Está meio assim, vá pra Lapa. Além de a cidade ser muito bonita, com muito de história em cada canto, acontece por lá, a partir desta sexta-feira (09), um festival gastronômico de tirar o fôlego, o “Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa”.
A gastronomia será o pano de fundo para resgatar a cultura lapiana, consolidar a Lapa como destino turístico gastronômico e contribuir para a capacitação dos funcionários dos restaurantes da cidade.
O evento inédito, assinado pela Associação Gastronômica Sabores da Lapa reúne três dos maiores talentos de Curitiba para estrelar três grandes eventos gastronômicos. Os chefs Ivan Lopes, Lênin Palhano e Gabriela Carvalho irão formar duplas com os chefs locais, Adhemar Dietrich (Restaurante O Casarão), Sissa Azambuja (Espaço Único) e Reinhard Pfeiffer (Restaurante Expedito), respectivamente.
Mais não é só isso. Tem outra chef famosa na programação. No sábado (10) à tarde será a vez de Rosane Radecki se apropriar da Praça General Carneiro para preparar seu Pão no Bafo, receita tombada como Patrimônio Histórico Imaterial de Palmeira, e contar sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol da popularização do prato. Além de cozinhar, Rosane também ministrará o workshop “Gastronomia, Cultura e Sustentabilidade”, em frente ao Teatro São João, às 14h30.
Vamos conferir os cardápios especiais das duplas? O primeiro deles, na noite da sexta, da parceria Lopes/Dietrich, será realizado no Restaurante O Casarão e começa com Tilápia, feijão verde lapiano e flor de abobrinha, mais Klösse – pão frito na banha de porco com ragu de frango caipira. De prato principal, Costelinha de porco no mel e cachaça e molho de guabiroba. Para sobremesa, Compota de figo, queijo frescal e salada de capuchinhas.
Tudo será feito com produtos locais. Neste caso, Orgânicos da Lapinha e Dolara Produtos Destilados – Álvaro Pacheco.
Para o sábado, também para o jantar, a parceria será Palhano/Azambuja, no Restaurante Espaço Único, começando com Quirera cremosa, ovo pochê, caldo de galinha caipira e crocante de milho, mais Gnocchi de batata com cracóvia (o embutido concebido por descendentes de eslavos na região). De prato principal, Cabrito assado com raízes e tubérculos grelhados, e, para sobremesa, Torta de abóbora com requeijão.
Os produtores dos insumos são Capril Santo Antônio – Aloísio Otávio Kuss Marins, Agro Alves, Leonardo Valdera, Rosa Fierst e Vilson Sossela.
Para o domingo a programação será para o almoço, no Restaurante Expedito, por conta da dupla Carvalho/Pfeiffer e com um cardápio bem farto. Será servido no sistema de bufê – comum aos restaurantes de ambos -, ou Mesa Gastronômica, como denominam.
Confira o bufê completo
Mesa de frios e saladas: Cachaça da Lapa, Folhas orgânicas, queijos e morangos, Salada colorida de couve e molho de raiz-forte, Churrasco de legumes orgânicos da Lapa regados ao molho de amendoim, Salada tropeira de grãos, Salada alemã de batata com maçã, pepino, kümmel e iogurte de kefir e Carne de onça na broa com mostarda preta.
Carnes: Feijoada branca de leitão, Guisado de frango caipira com ora-pro-nóbis, Cordeiro assado em especiarias, Tilápia em crosta de farinha de milho, amaranto e coco com vinagrete de pitanga e Vaca atolada.
Guarnições: Caldinho de feijão com cachaça da Lapa e torresminho, Batatas assadas com sal grosso de alecrim, Risoto de abóbora e requeijão crioulo, Arroz cateto com caules de vegetais, Paçoca de charque e erva-mate Legendária, Quirerinha lapiana com cogumelos assados e gorgonzola, Acarajé de feijão fradinho recheado com vatapá e vinagrete de tomates, Quiche integral de tupinambor com escarola orgânica e cogumelos e Lasanha de mandioquinha, alho-poró e charque.
Sobremesas: Cocada preta de colher, Frutas da época em calda (abóbora em calda com ambrosia e pêssego em calda com coalhada e mel), Bolo gelado de fubá com caramelo de café biodinâmico e geleia de mimosa.
Os produtores locais envolvidos com este almoço são: Lapinha, Chácara do Eraldo, Fazenda Roseira, Dona Zuleika, Edewaldo Monastier, Lechinski, Cabanha Monastier e Cerveja Artesanal Expedito.
Além dos eventos gastronômicos, há também toda uma programação cultural na Praça General Carneiro. No sábado, das 9h às 20h e, no domingo, das 11h às 20h.
A curadoria dos menus assinados pelas duplas ficou a cargo da jornalista Jussara Voss (também fazendeira na cidade e incansável batalhadora pelos sabores locais), que intermediou os contatos e orientou as escolhas dos profissionais, a fim de garantir a autenticidade de ingredientes e preparos.
Qualquer um dos três menus será servido a R$ 42 e o Pão no Bafo na praça custará R$ 20. Mais informações e detalhes poderão ser obtidos no site oficial do evento: www.festivaldalapa.com.br.
Deu pra sentir que é altamente recomendável aos apreciadores da boa comida e ótima oportunidade para cultuar uma das cidades mais importantes na história do Paraná. São ingredientes atraentes para garantir um ótimo fim de semana.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS