| Foto:
CARREGANDO :)

Tem programa para o fim de semana? Está meio assim, vá pra Lapa. Além de a cidade ser muito bonita, com muito de história em cada canto, acontece por lá, a partir desta sexta-feira (09), um festival gastronômico de tirar o fôlego, o “Festival de Cultura e Gastronomia da Lapa”.

A gastronomia será o pano de fundo para resgatar a cultura lapiana, consolidar a Lapa como destino turístico gastronômico e contribuir para a capacitação dos funcionários dos restaurantes da cidade.

Publicidade

O evento inédito, assinado pela Associação Gastronômica Sabores da Lapa reúne três dos maiores talentos de Curitiba para estrelar três grandes eventos gastronômicos. Os chefs Ivan Lopes, Lênin Palhano e Gabriela Carvalho irão formar duplas com os chefs locais, Adhemar Dietrich (Restaurante O Casarão), Sissa Azambuja (Espaço Único) e Reinhard Pfeiffer (Restaurante Expedito), respectivamente.

Mais não é só isso. Tem outra chef famosa na programação. No sábado (10) à tarde será a vez de Rosane Radecki se apropriar da Praça General Carneiro para preparar seu Pão no Bafo, receita tombada como Patrimônio Histórico Imaterial de Palmeira, e contar sobre o trabalho que vem desenvolvendo em prol da popularização do prato. Além de cozinhar, Rosane também ministrará o workshop “Gastronomia, Cultura e Sustentabilidade”, em frente ao Teatro São João, às 14h30.

Vamos conferir os cardápios especiais das duplas? O primeiro deles, na noite da sexta, da parceria Lopes/Dietrich, será realizado no Restaurante O Casarão e começa com Tilápia, feijão verde lapiano e flor de abobrinha, mais Klösse – pão frito na banha de porco com ragu de frango caipira. De prato principal, Costelinha de porco no mel e cachaça e molho de guabiroba. Para sobremesa, Compota de figo, queijo frescal e salada de capuchinhas.

Tudo será feito com produtos locais. Neste caso, Orgânicos da Lapinha e Dolara Produtos Destilados – Álvaro Pacheco.

Publicidade

Para o sábado, também para o jantar, a parceria será Palhano/Azambuja, no Restaurante Espaço Único, começando com Quirera cremosa, ovo pochê, caldo de galinha caipira e crocante de milho, mais Gnocchi de batata com cracóvia (o embutido concebido por descendentes de eslavos na região). De prato principal, Cabrito assado com raízes e tubérculos grelhados, e, para sobremesa, Torta de abóbora com requeijão.

Os produtores dos insumos são Capril Santo Antônio – Aloísio Otávio Kuss Marins, Agro Alves, Leonardo Valdera, Rosa Fierst e Vilson Sossela.

Para o domingo a programação será para o almoço, no Restaurante Expedito, por conta da dupla Carvalho/Pfeiffer e com um cardápio bem farto. Será servido no sistema de bufê – comum aos restaurantes de ambos -, ou Mesa Gastronômica, como denominam.

Confira o bufê completo

Mesa de frios e saladas: Cachaça da Lapa, Folhas orgânicas, queijos e morangos, Salada colorida de couve e molho de raiz-forte, Churrasco de legumes orgânicos da Lapa regados ao molho de amendoim, Salada tropeira de grãos, Salada alemã de batata com maçã, pepino, kümmel e iogurte de kefir e Carne de onça na broa com mostarda preta.

Publicidade

Carnes: Feijoada branca de leitão, Guisado de frango caipira com ora-pro-nóbis, Cordeiro assado em especiarias, Tilápia em crosta de farinha de milho, amaranto e coco com vinagrete de pitanga e Vaca atolada.

Guarnições: Caldinho de feijão com cachaça da Lapa e torresminho, Batatas assadas com sal grosso de alecrim, Risoto de abóbora e requeijão crioulo, Arroz cateto com caules de vegetais, Paçoca de charque e erva-mate Legendária, Quirerinha lapiana com cogumelos assados e gorgonzola, Acarajé de feijão fradinho recheado com vatapá e vinagrete de tomates, Quiche integral de tupinambor com escarola orgânica e cogumelos e Lasanha de mandioquinha, alho-poró e charque.

Sobremesas: Cocada preta de colher, Frutas da época em calda (abóbora em calda com ambrosia e pêssego em calda com coalhada e mel), Bolo gelado de fubá com caramelo de café biodinâmico e geleia de mimosa.

Os produtores locais envolvidos com este almoço são: Lapinha, Chácara do Eraldo, Fazenda Roseira, Dona Zuleika, Edewaldo Monastier, Lechinski, Cabanha Monastier e Cerveja Artesanal Expedito.

Além dos eventos gastronômicos, há também toda uma programação cultural na Praça General Carneiro. No sábado, das 9h às 20h e, no domingo, das 11h às 20h.

Publicidade

A curadoria dos menus assinados pelas duplas ficou a cargo da jornalista Jussara Voss (também fazendeira na cidade e incansável batalhadora pelos sabores locais), que intermediou os contatos e orientou as escolhas dos profissionais, a fim de garantir a autenticidade de ingredientes e preparos.

Qualquer um dos três menus será servido a R$ 42 e o Pão no Bafo na praça custará R$ 20. Mais informações e detalhes poderão ser obtidos no site oficial do evento: www.festivaldalapa.com.br.

Deu pra sentir que é altamente recomendável aos apreciadores da boa comida e ótima oportunidade para cultuar uma das cidades mais importantes na história do Paraná. São ingredientes atraentes para garantir um ótimo fim de semana.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Publicidade

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br