| Foto:
CARREGANDO :)

A temporada de verão sugere peixes. Pelo menos aos que estão na praia, embora uma boa parte ainda não abra mão do churrasco e da carne vermelha, mais pesada, naquele calorão. É coisa de brasileiro, sei disso. De brasileiro aqui do Sul, pois do Nordeste acima o peixe tem espaço garantido à mesa.

De minha parte, sou 70% peixes (e os demais frutos do mar) no cardápio – que o digam os irmãos Mozer, lá da Casa de Pescados Keli Mozer, no Mercado Municipal. Talvez pela variedade de sabores, pelas alquimias possíveis. Sim, claro, de vez em quando também tem carne por aqui. Mas não necessariamente a carne bovina, mas também ela, com apetitosas porções de carneiro, cabrito, porco, coelho, frango, pato, javali e afins.

Publicidade

Mas nosso assunto aqui é o peixe, com foco voltado especialmente para aqueles que à essa altura passeiam aqui pelo blog à beira-mar.

Então, para dar sabor a esse nosso primeiro fim de semana de 2015, duas receitinhas fáceis de serem executadas. Aliás, a primeira delas nem é bem uma receita, pois já vem praticamente pronta. São os Mexilhões ao vinagrete, aperitivo ou entrada de sucesso garantido para esse clima de verão. Há dezenas de opções de receitas do tal vinagrete e mesmo na Internet há alternativas de todos os tipos. Mas nesse tema sou acomodado, pois o resultado final de sabor me satisfaz: compro a mistura pronta, desidratada. Mistura para vinagrete (tem de chimichurri, também muito interessante para as carnes). Tem nos empórios do Mercadão, com as indicações das proporções de vinagre, azeite e água a serem misturados para obter o efeito final. Os mexilhões são vendidos já cozidos e então o trabalho é só juntar as peças e preparar o prato.

De prato principal, Peixe cozido no leite de coco com castanha do Pará, uma receita original do Restô 607, pequeno restaurante que funciona no hostel boutique Guest 607, em Pinheiros, São Paulo. O chef Gustavo Rodrigues recomenda que se faça com a meca, peixe firme e carnudo, adequado para o time do cozido. Mas, na falta, pode usar badejo ou outro peixe que seu peixeiro recomendar para o prato. O crocante das castanhas do Pará e o toque final das cebolas roxas dão personalidade ao prato. Vale a pena arriscar.

Vamos à receita?

Publicidade

Peixe cozido no leite de coco com castanha do Pará

2 pedaços de 220g de filé de meca com pele

600 ml de leite de coco

20g de alho picado

Publicidade

100g de tomate picado

100g de cebola picada

100g de pimentão verde picado

60g de cebola roxa em rodelas finas

100g de castanha do Pará picada grosseiramente

Publicidade

Azeite extra virgem a gosto

sal a gosto

pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

coentro picado (em último caso, para os que não apreciam, pode ser substituído por salsa picada) a gosto

Preparo

Publicidade

Tempere o pedaço de peixe com sal, pimenta, azeite e o alho picado. Reserve em geladeira por 30 minutos.

Em uma panela pequena refogue o tomate, cebola e pimentão verdes picados em um fio de azeite por aproximadamente 1 minuto em fogo médio. Acrescente a cebola roxa em rodelas e o leite de coco.

Quando o leite de coco começar a ferver, adicione os peixes temperados e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos em fogo baixo. Corrija o sal do molho, adicione coentro picado e a castanha picada.

Sirva na própria panela, acompanhado de arroz branco e farofa.

 

Publicidade

Rendimento: 2 porções.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br