| Foto:
CARREGANDO :)

O restaurante Vindouro está de cara nova. No visual e no cardápio, já adaptado para a Primavera que ora vivemos. São vários pratos, criados pelos chefs Giuliano Hahn e Adriana De Nadai, saindo ainda um pouco mais do sotaque francês inicialmente concebido para a casa e adotando um perfil de cozinha internacional, com a utilização de ingredientes brasileiros.

Publicidade

Inclusive com a inclusão de uma página para as massas, que até então eram apenas algumas poucas opções entre os pratos oferecidos. São todas massas artesanais, produzidas na casa, e, entre os lançamentos, estão o Linguini ao velouté cremoso de cebola roxa crocante e castanha do Brasil, o Ragout de pato e cogumelos com tagliatelle e sálvia crocante e o Tortellini de brie com pera glaceada e lâminas de amêndoas. Mas o mais interessante de todos é o Agnolotti de carne à moda do Piemonte, receita trazida de lá por Adriana, que durante um bom tempo trabalhou ali no norte da Itália. São cortes irregulares da massa “al plin”, que denomina a maneira como são fechados sobre o recheio. Plin, em italiano, significa belisco e é assim, beliscando as bordas, que se formam os pequenos, digamos, pasteizinhos a serem cozidos por alguns minutos. No recheio, carnes de boi, carneiro e porco (originalmente, na Itália, utiliza-se o coelho em vez do boi) e o resultado final é muito bom. É servido sobre um demiglace também feito na casa e decorado por alguns brotos.
O mais interessante dessas massas é o preço: a maioria delas (incluindo o agnolotti) está por R$ 29, quebrando aquele paradigma de se considerar o Vindouro um restaurante caro.

Mas as novidades estão em todos os compartimentos do menu, da entrada à sobremesa. Claro que as Ostras frescas do Ribeirão da Ilha foram mantidas, pois é praticamente uma assinatura da casa desde que o chef francês Alain Uzan estabeleceu os rumos do restaurante, criando o cardápio inicial e prestando consultoria em seus primeiros tempos de instalação (o Vindouro está em seu terceiro ano). Mas há três novas entradas frias que merecem atenção. A começar pelo Carpaccio Vindouro (carpaccio de mignon recheado com queijo cremoso, mix de folhas e tuille de parmesão). Há também uma Seleção de minifolhas com figos glaceados e chips de lombo defumado crocante (até há pouco era utilizado figo fresco em uma das entradas) e uma que experimentei e achei especial: Salada crocante envolta em salmão marinado, creme de wasabi e redução de shoyu. É um pacotinho, com as finas tiras de salmão envolvendo o crocante da salada, que tem folhas rabanetes e o que mais se possa imaginar. O creme de wasabi é delicadíssimo, com sabor bem sutil, assim como a redução de shoyu, que só completam o paladar com o leve toque oriental.
Há ainda uma nova entrada quente, um curioso Hambúrguer de atum com redução de vinho tinto ao zimbro e mix de folhas.

Entre os risotos, dois novos, o Risoto de funghi porcini e um Risoto de bacalhau gadhus morhua e pesto de azeitonas negras. Enquanto dentre as carnes são cinco os pratos que se somam a alguns tradicionais da casa, inclusive uma nova versão para o mignon de leitão, que já era servido ao poivre, com quirerinha da Lapa e agora ganha o Mignon de leitão ao molho de limão e risoto mantecato. Os outros lançamentos estão todos no cardápio especial de mignons, as carnes que mais saem na casa, como de resto na maioria dos restaurantes brasileiros, especialmente curitibanos. Estão agora também à disposição dos clientes do Vindouro o Mignon ao poivre vert com batatas gratin, o Mignon ao molho de funghi porcini com risoto mantecato e o Mignon ao molho roquefort com linguini na manteiga.

Provei um dos novos pratos do mar, Camarões do litoral nordestino com pera e gengibre, e achei muito interessante a combinação de sabores entre o adocicado da fruta cozida no vinho, a leve picância do gengibre e a sutileza do camarão. E fiquei muito curioso quanto ao outro estreante na categoria. O Salmão fresco do Pacífico com galette de alho-poró ao molho de queijo. Primeiro, por se tratar de salmão fresco, pois a maioria dos chilenos que vêm para cá é congelada. Segundo, pela composição do prato, pois, conforme explicaram os chefs, a galette traz o alho-poró crocante, que sempre é delicioso.

Publicidade

As sobremesas foram apresentadas pela chef-patissière Tatiana Bittencourt, um expressivo reforço conquistado pelo Vindouro nos últimos tempos. Parceira de Celso Freire e responsável por suas sobremesas durante um bom período de Guega e Boulevard, foi com ele para o Vindouro naquela semana de homenagem especial ao mais importante cozinheiro que o Paraná conheceu e por lá ficou. Tatiana incluiu ao menu uma Petit tarte de banana com sorvete de nozes, um Semifreddo de limão e coulis de morango, um tradicional Tiramisù, uma Pavlova com pistache e sorbet de framboesa, o Duo de creme brûlée (baunilha e doce de leite ao perfume de gengibre), Galette de chocolate, avelã e nutella com sorvete de creme e as Torres (discos de coco recheados com ovos moles e creme de ameixa).

Pelo que se pode sentir, um significativo ganho de sabores nas novas ofertas do Vindouro em todos os espaços de seu cardápio.

Mais espaço

Outra novidade está na ampliação do espaço físico do restaurante. Com o rearranjo nas partes internas, o salão passa agora a contar com 90 lugares, mais do que o dobro da sua capacidade do projeto original. E a cozinha foi totalmente revitalizada, com a criação de uma área específica para os setores de garde manger (o setor que domina toda a área de frios, dos salames, presuntos, canapés e patês aos molhos, saladas e terrines) e pâtisserie.

Destino certo para os apreciadores da boa comida, com tantas novidades assim ao mesmo tempo.

Publicidade

Confira abaixo alguns dos novos pratos.

Publicidade

Vindouro – Vinhos e Bistrô
Rua Guarda-mor Lustosa, 129 – Juvevê
Fone: (41) 3027-0700

=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br