Chegou uma caixa misteriosa – pelo menos era o que dizia uma faixa com os dizeres “esta é a sua caixa misteriosa”. Bonita, de madeira tratada, com fecho prateado. Lá dentro, três vinhos brasileiros.
Era uma inteligente ação de marketing do Ibravin (Instituto do Vinho Brasileiro) para atingir alguns jornalistas ligados à enogastronomia e a formadores de opinião.
Na caixa, o espumante 130, da Casa Valduga; o tinto Reserva Merlot 2015, da Vinícola Aurora; e o moscatel Aquarela rosé, da Casa Perini. As três vinícolas, conforme o comunicado do Ibravin, foram as escolhidas para representar a diversidade e a comprovada qualidade da vitivinicultura nacional no programa MasterChef Brasil desta terça-feira (04), quando acontece a primeira prova coletiva fora do estúdio desta temporada. Será nos vinhedos da Serra Gaúcha, região responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinho.
Gravada no início de março nos municípios de Bento Gonçalves, Farroupilha e Pinto Bandeira, no interior do Rio Grande do Sul, a prova desafiará os 20 competidores a prepararem pratos típicos italianos e alemães, que deverão ser acompanhados e harmonizados com os rótulos selecionados.
O grupo irá preparar um almoço ao ar livre para 80 “exigentes” convidados selecionados pelo Ibravin.
Vou assistir, é claro. E pretendo entrar no clima. Os vinhos já estão devidamente climatizados para serem abertos assim que o programa começar.
Os vinhos da prova
Brut 130
O Casa Valduga Brut 130 foi elaborado em 2005 para comemorar os 130 anos da chegada da Família Valduga ao Brasil. Considerado um dos destaques da vinícola, o Brut 130 tornou-se um dos espumantes ícones do país e já ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais. O espumante que já está presente em diversos países, como Estados Unidos e Alemanha, conquistou medalha de prata no Decanter Wine Awards 2016, uma das mais importantes premiações do mundo, e também já foi condecorado com medalha de ouro, no Effervescents du Monde, realizado na França. Elaborado pelo método tradicional, também conhecido como Champenoise, segue os moldes de Champagne, na França. O espumante Brut 130 é elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais e, após a refermentação, matura por 36 meses na penumbra das caves subterrâneas. O rótulo possui perlage fascinante, coloração dourada e aromas que lembram frutas brancas, frutas secas como amêndoas e um leve tostado que proporciona elegância e complexidade exuberante à bebida. Em boca, apresenta acidez equilibrada e notável cremosidade. É um espumante de caráter único que pode ser harmonizado com pratos frios, peixes, carnes brancas, queijos mais jovens, além de massas com molhos leves.
Aurora Reserva Merlot
O vinho Aurora Reserva Merlot integrou a seleção TOP 100 do Mundo em 2014, pelas premiações que acumulou nos mais importantes concursos internacionais. O Aurora Reserva Merlot 2016, que está no mercado, foi elaborado 100% com uvas Merlot da safra, cultivadas em parreirais de produtores da Cooperativa Vinícola Aurora, na Serra Gaúcha. Passou por vinificação clássica, com estágio de seis meses em barricas de carvalho, francês e americano, e tem 13% de álcool. Apresenta coloração rubi com tons violáceos, aromas intensos de frutas vermelhas maduras e em compota, paladar elegante, equilibrado, bom corpo e persistência muito boa. Final de boca agradável, confirmando os adocicados toques de frutas vermelhas em compota. O vinho Aurora Reserva Merlot é ideal para acompanhar bacalhau, massas com molhos leves, como os de tomate e funghi, carnes vermelhas grelhadas e queijos médios.
Aquarela
O Casa Perini Aquarela foi o primeiro espumante moscatel rosé lançado no Brasil. Ele é o resultado do harmônico assemblage das variedades Moscato Branco, Moscato Gallo e Moscato de Hamburgo, sendo este último o responsável por conferir uma tonalidade levemente rosada ao espumante. Possui borbulhas que formam uma bela coroa de espuma na taça e aromas com notas cítricas que remetem à casca de laranja e flores como o jasmim. É um espumante super premiado nacional e internacionalmente, com destaque para Medalha de Prata no Vinalies 2015, na França, e medalha de ouro no VII Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2016. Para harmonizar este produto, a sugestão são canapés e entradas com sabores doces ou com frutas e geleias, além de sobremesas a base de creme ou torta de frutas.
O MasterChef é transmitido pela Band às terças-feiras, às 22h30min, com exibição simultânea no site e no aplicativo da emissora para smartphones, sendo também reproduzido pelo Discovery Home & Health, nas sextas, às 19h20min, com reapresentação aos domingos às 21h45min.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS