É do Paraná o melhor Cabernet Sauvignon produzido no Brasil. A honraria foi conquistada pela Vinícola Franco Italiano, de Colombo, vencedora da 8ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil, uma das premiações mais importantes do gênero no país e que esse ano aconteceu no Rio de Janeiro, dias atrás.
Neste ano foram avaliadas, às cegas, 1071 amostras, divididas em 41 categorias. A Vinícola Franco Italiano, de Colombo, foi campeã em duas categorias: Teroldego e Cabernet Sauvignon, neste dividindo a primeira colocação com a Nova Pádua, do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que uma vinícola do Paraná é campeã de categoria, ou seja, escolhida como a melhor produtora do Brasil de um determinado tipo de vinho.
O Cabernet Sauvignon premiado chama-se Censurato. As uvas vêm de Dois Lageados (RS), onde a vinícola tem uma área de 1 hectare especialmente para a elaboração desse vinho, que só é produzido quando as safras atingem a qualidade pré-requisitada. Como ocorreu com essa safra 2011, premiada agora. Aliás, em suas diferentes safras, o Censurato já acumula nove prêmios, dentre os nacionais e internacionais.
São 12 meses em barricas de carvalho de primeiro uso, o que proporciona uma bebida rica em aromas de ameixa e amora, com notas de carvalho e baunilha e taninos macios. O vinho custa R$ 47 e está disponível na sede da vinícola, em Colombo, ou via delivery para Curitiba.
O outro vinho premiado é o Wine Club Franco Italiano Teroldego, também considerado o melhor do Brasil nesta categoria de uva – mais rara por aqui, mas uma variedade amplamente cultivada no Alto Adige, região vinícola no norte da Itália. O Wine Club reúne amantes do vinho que participam de toda a produção da bebida, desde a escolha da uva até a prova da bebida, quando todos decidem quando deve ser engarrafada. Cada participante compra cotas que, ao fim do processo, são revertidas em garrafas do vinho produzido. A vinícola realiza frequentemente novas edições do Wine Club e está sempre aberta a novas adesões de interessados de acompanhar e participar da elaboração dos vinhos.
Além de produzir bons vinhos, a Vinícola Franco Italiano é um belo lugar para se visitar.
Está aberta de 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Sábado e domingo das 9h às 17h.
E lá funciona um restaurante (com conceito de cardápio elaborado pela chef Solange Schneider) e que está aberto sábado e domingo, das 12h às 16h30 (entrada até 15h30).
Vinícola Franco Italiano
Rua Rodolfo Camargo, 26 – Colombo (PR)
Fone: (41) 3621-1211
www.facebook.com/vinicola.francoitaliano
www.instagram.com/vinicolafrancoitaliano
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião