Com mais de 40 lojas no país todo, a 10 Pastéis tem planos de abrir, pelo menos, 80 novas unidades até 2022, só no modelo “store in store“. A rede aposta em parcerias estratégicas com redes como Havan, Ipiranga, Petrobrás e o Grupo Pão de Açúcar para fazer este salto.
Cinco unidades neste modelo já foram inauguradas dentro de lojas da Havan. Uma primeiro dentro do supermercado Extra inaugura este mês, no estado do Rio de Janeiro. E, em agosto, fica pronta a primeira loja em parceria com um posto Ipiranga.
As parcerias fazem parte de uma estratégia da 10 Pastéis de voltar a popularizar o seu produto. A ideia é ofercer um produto acessível financeiramente e que mantenha o padrão de qualidade de uma grande rede, explica o consultor de expansão da marca, Lucas Figueiredo.
A empresa mantém uma fábrica, em Curitiba, onde produz a massa utilizada em suas lojas. O que garante uniformidade.
O modelo store in store ajuda a manter o produto acessível. “O custo para eu abrir uma unidade dentro de uma loja da Havan é de cerca de R$ 180 mil. Em um shopping seria R$ 100 mil mais caro”, explica Figueiredo.
Para a loja de departamento, a vantagem é oferecer uma experiência de compra para o seu cliente. E fazer isso com a segurança de que a rede conta com processos padronizados.
“Para a Havan, o foco do cliente deve ser na loja deles. Eles querem que o consumidor se encante com os produtos dele e, para isso, a alimentação deve ser no mesmo nível”, defende Lucas. “Aquela pessoa está ali há 2 horas, cansada, comprou o dia inteiro. Eu consigo oferecer para ela uma alimentação de qualidade, com padrão de atendimento”.
Já nos postos de gasolina — além do Ipiranga há negociações com a rede da Petrobrás — o modelo é um pouco diferente. É uma loja mais enxuta, pensada para produzir um produto rápido, que se adeque à demanda de um consumidor em busca de comodidade.
A parceria funciona como um planejamento estratégico conjunto. As redes mapeiam lojas já abertas e que vão ser inauguradas em que há pontos disponíveis. A 10 Pastéis busca franqueados compatíveis com a região e o perfil de empreendimento.
O Grupo Pão de Açúcar, com quem a marca curitibana já negociou presença em um supermercado da bandeira Extra, também é dono de marcas como o atacadista Assaí e o supermercado Pão de Açúcar. Há negociação em andamento para abrir 10 Pastéis dentro das lojas Daju, especializada em cama, mesa, banho e produtos para casa.
A expectativa da 10 Pastéis é abrir 80 novas lojas até 2022, neste modelo de parcerias.
Rodízio e food truck
Em paralelo às parcerias com outras marcas, a 10 Pastéis mantém seu modelo tradicional de loja em shopping. A rede também quer entrar no segmento de vilas gastronômicas, que são como praças de alimentação fora dos shoppings centers.
Para entrar neste segmento, a 10 Pastéis aposta em um modelo de contâiner, que tem investimento inicial na casa dos R$ 160 mil.
Outros modelos são o food truck, a loja de rua e o rodízio. Este último passou por uma reformulação, para aumentar a eficiência e diminuir as demandas por atendimento. A partir de agora os pastéis não serão servidos um a um, e sim em pequenas porções. A ideia é tornar a operação mais fácil.
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