A rede de supermercados Condor inaugura nesta quarta-feira (3) a sua 50ª loja. A unidade da Avenida Presidente Wenceslau Braz, no bairro Guaíra, é a primeira da rede paranaense a adotar uma tecnologia inédita na América Latina que utiliza gás propano, um gás natural inofensivo à camada de ozônio e com baixíssimo GWP (Global Warming Potential), em equipamentos refrigerados.
O engenheiro da Eletrofrio Rogério Marson, responsável pelo projeto, explica que câmaras frigoríficas fazem parte do sistema de refrigeração e para que ele funcione é necessário que um gás circule internamente . “ O diferencial desse sistema é o uso de um gás natural. Os sistemas antigos usam gases sintéticos que afetam o meio ambiente”. Segundo o engenheiro, a tecnologia usada pelo Condor não tem qualquer efeito negativo e pode ser implantada em lojas antigas seguindo o padrão já utilizado na Europa de refrigeração não poluente. A longo prazo, esse sistema pode ajudar na recuperação da camada de ozônio.
LEIA MAIS >> Liderança e pioneirismo da curitibana Alô Ingressos
A nova loja e a nova tecnologia fazem parte do plano de expansão do Condor que inclui projetos de preservação ambiental e sustentabilidade. O investimento na unidade foi de R$ 50 milhões e agrega outras tecnologias, como uma usina solar com 1.443 módulos solares na cobertura que vão gerar em média 670.000 KWh por ano, o suficiente para abastecer cerca de 282 residências. Além disso, o estabelecimento foi equipado 100% com lâmpadas de LED que reduzem em 50% o consumo de energia.
Para economizar eletricidade, também foi instalado um sistema de iluminação que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural, além de Domus Prismáticos que permitem a entrada de luz externa no ambiente e filtram os raios ultravioletas em até 98%.
As medidas amigas do meio ambiente do Condor vão evitar emissão de 473 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao plantio de 2.880 árvores. “Quando idealizamos uma nova loja, buscamos no mercado soluções sustentáveis para gerar o menor impacto possível no meio ambiente. O novo Condor vai entrar para a história como a primeira rede supermercadista da América do Sul a utilizar uma tecnologia revolucionária na erradicação dos gases sintéticos que prejudicam a natureza”, destaca o presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta.
A loja
A 50.ª loja abre as portas coma a expectativa de receber 80 mil clientes por mês em uma área de vendas de 5 mil m², divida em setores de comida e bebida, utilidades, pets, bazar completo, perfumaria e cafeteria. Ao todo, são cerca de 25 mil itens. O estacionamento do local conta com uma galeria com opções de lojas de celular e acessórios, chaveiro, bijuterias, além de uma praça de alimentação. A nova unidade vai gerar 280 empregos diretos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast