Praticamente 6 de cada 10 pequenos empreendedores do Brasil não conseguiram aumentar o faturamento de seus negócios em agosto em relação ao mesmo mês de 2021, último período avaliado pela Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
De acordo com o levatamento, 38% dos pequenos negócios aumentaram o faturamento em agosto. A maioria, 53%, porém, não conseguiu. Sendo que 28% teve queda nos rendimentos e 25% conseguiu ao menos ficar estável. Já 10% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam.
Mesmo assim, o pequeno empreendedor vem mostrando recuperação. O número de negócios desse porte que consegue superar o faturamento vem aumentando nos últimos quatro meses. Em abril, por exemplo, 40% dos pequenos negócios registraram queda de faturamento.
Dos 22 segmentos avaliados, o de energia teve maior alta, com faturamento 17% maior. Na segunda colocação veio a Indústria de Base Tecnológica (14%), Academias e Atividades Físicas junto com o Agronegócio (12), Serviços Empresariais (11%) e Educação (8%).
Já os setores que tiveram queda, Logística de Transporte e Artesanato tiveram a maior redução, de 4%. Na sequência vieram Pet Shops e Serviços Veterinários (-2%) e empatados Comércio Varejista, Serviços Pessoais e Beleza (-1%).
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião