Imagem: Divulgação| Foto:

A capital paranaense tem cerca de 30 emissoras disputando de forma acirrada a atenção do ouvinte. Afinal, segundo dados da última edição do Book de Rádio (Kantar IBOPE Media, 2018), 87% da população curitibana ouve rádio sendo que, na média, são quatro horas diárias que o ouvinte fica ligado no dial. Foi nesse cenário que a 98 FM comemorou a divulgação da última pesquisa feita pelo IBOPE sobre audiência das rádios e confirmou sua liderança geral em Curitiba.

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A comemoração é, também, histórica. Apesar de estar sempre entre as primeiras na preferência do público, fazia 10 anos que a 98 FM não ficava em primeiro lugar geral. “Ao longo desse tempo tivemos diferentes rumos na estratégia da rádio. Porém, há dois anos olhamos para o que antecedeu essas mudanças, buscando identificar a essência da rádio que tinha a preferência do público e fizemos resgates que foram implantados numa sequência de ações que culminaram, agora, com essa liderança”, explica Rubens Eduardo Pazdziora, coordenador artístico de programação da rádio.

Nesse reposicionamento, a equipe resolveu parar e olhar o antes, que rádio era aquela de 10 anos atrás, que tinha liderança. Foi assim que começou a reestruturação para recuperar, readequada ao momento atual, a imagem da 98 FM. “O sertanejo tornou-se monopólio na programação da maioria das rádios e a 98 sempre foi eclética. Retomamos esse caminho que está inserido em toda a programação. Tocamos pagode, pop nacional e internacional, funk pop. Em termos de áudio, entendemos que tínhamos algo muito forte, que era a percepção sobre uma vinheta da hora certa que identificava a rádio. Desdobramos a melodia em todas as vinhetas da emissora, em toda nossa plástica sonora. Tornamos um padrão sonoro que identifica a  98 FM perante o público. Porque muitas pessoas ouvem uma emissora mas nem sabe qual é”, enfatiza o coordenador.

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“(Coleguinhas da 98) Esse programa é uma novidade na cena curitibana. É feito 100% por mulheres.”

Conteúdo e imagem

Acompanhando a readequação da programação musical, veio a modernização da logomarca e o resgate do slogan. “Mas trabalhamos também a questão de conteúdo, com dois programas que trazem informação e relacionamento com o ouvinte”, enfatiza Rubens. Às 6 horas da manhã, diariamente, o Diário 98 é o programa de notícias que informa o ouvinte. Na hora do almoço acontece o Coleguinhas da 98. “Esse programa é uma novidade na cena curitibana. É feito 100% por mulheres e apresentado pela Estagiária da 98, a Milly Rodrigues e a Camila Barbieri.” Na noite, o 98 Graus é líder de audiência no horário e o Happy Hour faz companhia aos ouvintes nos finais de tarde com notícias felizes e informações de trânsito, além de música. “Nossos noticiários sempre têm música”. O target da rádio está em ouvintes entre 20 e 34 anos.

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A liderança geral na audiência das rádios curitibanas é uma conquista da 98 FM. “Agora, vamos continuar nossa atuação para manter e dar frutos para a emissora”, enfatiza Rubens. Por isso, as inovações não param. Como a Segundona 98, que acontece às segundas-feiras deste mês de janeiro de 2019. “Não temos intervalo comercial. A programação segue direto”, finaliza o coordenador.

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