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Gerido há 10 anos pelo Grupo Skipton, o Maringá Park Shopping busca fomentar o respeito mútuo e o reconhecimento dos funcionários. (Foto: Divulgação)
Gerido há 10 anos pelo Grupo Skipton, o Maringá Park Shopping busca fomentar o respeito mútuo e o reconhecimento dos funcionários. (Foto: Divulgação)| Foto:

A empatia é um sentimento comum entre os funcionários do Maringá Park Shopping Center, a terceira colocada do Great Place to Work Paraná na categoria Pequenas Empresas. Fundada em 1996, a organização gerida desde 2008 pelo Grupo Skipton sempre buscou fomentar o respeito, a valorização mútua e o senso de pertencimento dos trabalhadores. O resultado desse empenho é um ambiente harmônico e colaborativo em que as pessoas realmente se preocupam umas com as outras.

A superintendente Cláudia Bernardete Michiura sintetiza esse espírito acolhedor ao mencionar um episódio que a marcou. Certa vez, a recepcionista da empresa perdeu todo o salário ao sacar o dinheiro e ser assaltada. A situação dramática foi o estopim para que todos os funcionários se mobilizassem e abrissem uma rifa no intuito de arrecadar a quantia. Por meio da ação, foi possível levantar o valor roubado e a funcionária, naquele mês, pode viajar e visitar sua mãe como havia planejado.

Para Claudia, que está na empresa há 10 anos, uma das razões do clima amistoso é a valorização de cada papel na organização. Ela conta que o shopping promove encontros bimestrais, mostrando as ações anteriores e as que serão desenvolvidas dali para frente. Nesses eventos, a importância de cada pessoa é ressaltada para o sucesso das atividades, despertando o sentimento de união e pertencimento.

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O shopping também celebra aniversários, dá espaço para apresentações de projetos, realiza dinâmicas e promove a integração das equipes, fortalecendo a humanização. São momentos únicos, mas, na visão de Claudia, esperada mesmo é a festa de fim de ano aberta a toda a família que conta com piscina, churrasco, Papai Noel e distribuição de presentes.

O shopping também seus funcionários ao longo do ano em várias ocasiões, fazendo questão de lembrar datas como aniversário, dia das mães, dia dos pais, casamento e nascimento dos filhos – mesmo que com itens simples, como chocolates. Além disso, com certa frequência, com base no desempenho de cada um, pessoas são escolhidas receberem ingressos de shows e convites de palestras grandes. “São ações que realizamos para manter os bons resultados, a produtividade em alta e o bom clima organizacional”, diz Claudia.

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Celebrações e encontros já tradicionais na empresa fortalecem a integração e o senso de pertencimento. (Foto: Divulgação)

Ainda no que tange à manutenção de uma atmosfera mais humana, a empresa realiza importantes treinamentossobre hospitalidade e prevenção ao suicídio, por exemplo. Mas a atenção às competências técnicas também tem seu espaço. O funcionário do shopping pode fazer vários cursos in company custeados pela organização, como o de educação financeira.

Paralelamente, são mantidos convênios com instituições que oferecem ensino técnico, graduação e pós. “Se o funcionário tiver interesse em algum curso ou palestra da sua área, chegamos a custear até 100%. Todo mundo tem os mesmos direitos em relação a esse benefício”, explica a superintendente.

Aproximação entre campanhas e funcionários

Com 72 funcionários e 102 lojas, o shopping busca engajar seu pessoal em todas as suas campanhas, incluindo aquelas de cunho beneficente, como o projeto Amigo Solidário, por meio do qual pessoas que estão internadas em hospitais na época do Natal são presenteadas com roupas, brinquedos e panetones. Também focada na sustentabilidade, a organização realiza o “Reciclar é Preservar a Vida”, que recompensa mensalmente com prêmios em dinheiro quem leva lixo reciclável para o shopping.

Querido por seus funcionários, o Maringá Park Shopping pretende ampliar ainda mais o leque de ações e benefícios que o levaram ao ranking do Great Place to Work. Se depender da superintendente, o prêmio é só o começo. “Nosso projeto é aplicar as sugestões de melhorias apresentadas no relatório da GPTW, que, a partir de agora, será o nosso guia para uma empresa cada vez melhor”, projeta.

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