Com crescimento anual de 25% entre os segmentos em que atua, e de 50% no principal deles, o de food service, a ACOM Sistemas comemora 20 anos de história. A empresa de tecnologia celebra seu aniversário com um time de 60 colaboradores, mais de 300 grupos empresariais como clientes e atuação em todo o Brasil e no Paraguai. A ACOM está de olho no futuro e vem investindo em quatro grandes projetos, e se prepara para abrir uma filial no Rio de Janeiro em 2024.
Com sede em Curitiba e São Paulo, a ACOM desenvolve soluções tecnológicas e plataformas de gestão, os famosos ERPs (Planejamento de Recursos Empresariais, em tradução livre) que auxiliam inúmeras empresas a otimizarem suas Operações. Seu principal produto, o ERP EVEREST se tornou referência no mercado food service, entregando ferramentas e recursos que são indispensáveis para os processos de vendas, compras, estoques, finanças e contabilidade de empresas deste segmento.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
O EVEREST proporciona aos bares, restaurantes e negócios similares, uma visão completa da empresa, criando um verdadeiro ecossistema com inúmeras funcionalidades, integrações e automatizações que apoiam o empresário do começo ao fim do processo de gestão. Com indicadores extremamente estratégicos como CMV, Engenharia de Cardápios, Curva ABC, DRE, Ficha técnica, entre outros, o EVEREST se destacou e tornou-se um grande aliado de negócios food que buscam por produtividade, controle de custos, redução de desperdícios, otimização de processos e estratégias sobre o negócio.
O segmento de food service não é o único atendido pela empresa. Aliás, quando fundada, a ACOM Sistemas era voltada a atividades de indústria e de distribuição e varejo. Estes segmentos continuam no portfólio da empresa, embora a maior expansão esteja, de fato, no food service.
O ingresso no segmento de food service começou de forma embrionária em 2007, contam os fundadores da ACOM, Carlos Drechmer e Eduardo Ferreira. “Naquela época, a ACOM Sistemas abriu uma unidade em São Paulo para atender melhor os clientes locais. O portfólio de clientes foi se diversificando até que a lendária hamburgueria The Fifties se tornou um deles.”
“A sementinha foi plantada em 2007, devido à insistência da The Fifties. Em 2013, por meio deles [a hamburgueria], implementamos o ERP EVEREST em cinco grandes cadeias [de food service]. Desenvolvemos novas funcionalidades no software e mergulhamos no mercado de São Paulo. Para atender especialmente o Paraná, Eduardo Ferreira foi convidado e aceitou se tornar sócio”, conta Drechmer.
A ACOM Sistemas tem alguns projetos em andamento. Um deles é o EverCont, um portal para profissionais de contabilidade que prestam serviços aos negócios do food. O produto deverá ser lançado em breve. "Os projetos pilotos logo serão colocados em prática. Estamos só fazendo os últimos ajustes", adianta Ferreira.
Outro produto, o EverSales, uma plataforma específica para apoiar a força de vendas dos negócios de distribuição – importante etapa realizada por redes de restaurantes, “que se assemelham a uma fábrica de produção de alimentos, com produção, comercialização e distribuição”, completa.
O EverTips, especial para a gestão de gorjetas. Desenvolvido para uma gestão mais eficiente, já que existe uma legislação federal (lei 13.419/2017) que disciplina o rateio dessa cobrança adicional no preço dos produtos servidos em restaurante.
Em 2024, está prevista a abertura de um escritório da ACOM Sistemas no Rio de Janeiro. O CEO da empresa avalia que lá a atividade econômica no setor de food service é tão aquecida quanto a de São Paulo.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast