Com 30 anos de história, a Referência Rent A Car encontrou no agronegócio um caminho promissor para expandir sua atuação no mercado. Para isso, a empresa fechou parcerias importantes e ampliou a frota em mais de 400 veículos para atender a demanda apenas em 2022. “O agronegócio é um dos setores que mais exigem uma gestão de frota eficaz, eficiente e econômica”, afirma o diretor-executivo da Referência, Ricardo Gritsch.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S/A
O diretor explica que empreendedores do agro têm preferido contratar a terceirização da frota porque lidam com uma variedade de processos e precisam de uma assistência profissional de qualidade quando se trata de gestão. A Referência atende diversas empresas do mercado agro, além de algumas das principais empresas de álcool e açúcar do país.
O setor do agro representa em torno de 30% do faturamento da Referência. E a empresa se mostra pronta para atender às especificidades típicas deste negócio. As cidades do interior são o principal foco.
“Diferente de empresas mais tradicionais, o mercado agro requer um cuidado muito especial porque a utilização dos veículos acaba passando por condições extremas. E, muitas vezes, os veículos precisam ser preparados para atender a estas necessidades que as condições básicas de fábrica não atendem", afirma Ricardo Gritsch ."
Outra diferença são as condições diferenciadas. Por exemplo: ao invés de terceirizações de 12 e 24 meses, muitas empresas acabam precisando de uma grande frota de veículos apenas para alguns meses de safra”, completa o diretor.
Gestão de frotas no agronegócio
Diferente dos setores tradicionais em que os veículos transitam principalmente em estradas e em cidades, os veículos do agro estão espalhados por todos os cantos do Brasil. Para atender à demanda, a Referência desenvolveu uma rede com mais de 40 pontos de atendimento próprios.
Outro fator é ter uma frota de veículos reserva acima da média em comparação a outros tipos de terceirização mais tradicionais. “Como as locações são muito focadas em períodos específicos do ano, como a safra e safrinha, por exemplo, nossos clientes não podem se dar ao luxo de ter veículos parados por muito tempo”, completa Gritsch.
Para o diretor-executivo, o mercado ainda tem muito a expandir. Conversas informais com investidores vêm acontecendo nos últimos meses para acelerar esse crescimento, já que a empresa tem se destacado no mercado nacional e também tem figurado entre as dez melhores locadoras do Brasil com o prêmio MyBestBrazil de 2021. A expectativa é de crescimento de 35% até o final de 2022.
Formado pela Gritsch Soluções em Logística, a locadora Referência Rent A Car e TGEX, o grupo com sede em Curitiba. Possui cerca de 3,5 mil veículos em sua frota, mais de 600 colaboradores diretos, e operações em 40 cidades nas Regiões Sul (PR/SC), Sudeste (SP), Centro-Oeste (MS/MT/DF/GO), Nordeste (BA/MA) e Norte (TO/RO).
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
“Conspiração tabajara”: Mourão ironiza suposta trama golpista e critica investigação; acompanhe o Entrelinhas
Deputado do PT questiona local da prisão de Braga Netto: “central de conspiração”
Policiais apontados por delator morto são presos por suposto envolvimento com PCC em São Paulo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast