A Aker Solutions, uma das maiores fornecedoras globais de produtos, sistemas e serviços para a indústria de energia, vai investir em 2024 mais R$ 47 milhões em sua fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A unidade é a maior e mais moderna planta da empresa no mundo, que está presente em mais de 20 países.
Ao todo, a multinacional norueguesa já investiu mais de R$ 450 milhões nos últimos dez anos em suas operações na fábrica paranaense, consolidando o Brasil como principal hub global de desenvolvimento de tecnologias subsea da empresa.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Atualmente, cerca de 90% das árvores de natal (equipamento que controla a vazão e conduz o petróleo à superfície) e 100% dos módulos de sistemas de controle submarinos da Aker Solutions são produzidos no Paraná. Entre os clientes da companhia estão as principais operadoras de petróleo do mundo, como Equinor, TotalEnergies, Chevron, ConocoPhillips e Petrobras.
A fábrica paranaense da Aker também já reduziu quase 90% das emissões de gases de efeito estufa a partir da substituição de fontes de energia e aumento de eficiência. Em 2022, a empresa ganhou o Selo Clima Paraná na categoria A, a mais alta dentre quatro níveis da certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná (Sedest).
A unidade da Aker Solutions no Paraná ainda é a única do setor que possui a ISO 50.001 (Sistema de Gestão de Energia), certificação que pouco menos de 90 empresas no Brasil e cerca de 40 na Noruega possuem.
Para consolidar a unidade como hub global, a Aker saltou de cerca de 600 para mais de 1,5 mil funcionários no Paraná de 2021 até agora. Além da ampliação de vagas, a empresa também tem buscado mais diversidade na contratação. Recentemente, lançou os programas Jovem Aprendiz na Manufatura para mulheres, desenvolvido na unidade paranaense da empresa em parceria com o Senai local, e de estágio em engenharia com foco em mulheres. Desde 2015, a Aker figura no ranking da GPTW entre as melhores empresas para trabalhar no Paraná.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast