Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Mercado imobiliário

Alta no segmento de luxo faz A. Yoshii apostar em mais lançamentos para 2022

Imagem da fachada do Sky, um dos lançamentos de 2021 da A. Yoshii.
Um dos lançamentos de 2021 da A. Yoshii foi o Sky Parque do Ingá, em Maringá. (Foto: Divulgação)

Ouça este conteúdo

O aquecimento do mercado imobiliário de luxo em todo o país - as vendas no segmento cresceram 23,8% de janeiro a julho de 2021, de acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) - está deixando as empresas do setor otimistas para o próximo ano. A construtora paranaense A. Yoshii, por exemplo, que atua no segmento e viu suas vendas saltarem 56% em 2021, pretende lançar 15 novos empreendimentos em 2022, com valor geral de vendas (VGV) em torno de R$ 2 bilhões.

“O mercado tem vindo numa crescente de consumo e tem se mostrado bastante consistente. O segmento de luxo foi o mais resiliente ao atravessar esse período de pandemia”, avalia o presidente do grupo A. Yoshii, Leonardo Yoshii.

Em 2021, o motivo para o aquecimento foi a busca por moradias que oferecessem mais qualidade de vida aos moradores em decorrência da pandemia. “As pessoas passaram a buscar não só as casas de luxo, mas apartamentos também, porque os empreendimentos verticais oferecem áreas de lazer completas que atendem a demanda de qualidade de vida das pessoas”, diz Yoshii.

A construtora aproveitou o momento para lançar nove empreendimentos nas quatro praças em que atua. Foram três em Londrina, três em Maringá, dois em Curitiba e um em Campinas, no estado de São Paulo. O VGV total foi de aproximadamente R$ 1,4 bilhão.

Para o próximo ano, o presidente do grupo acredita que o cenário de incertezas deve fortalecer o setor imobiliário, mantendo o segmento de luxo em alta. “Na nossa experiência, sempre que houve cenário de incerteza, o investidor foi para o investimento imobiliário. Em 2022, temos eleições, uma bolsa de valores volátil, um cenário de incerteza. Além disso, há uma demanda reprimida para esses produtos e um bom espaço dentro das taxas de financiamento, que ainda estão atrativas”, afirma.

Segmento tem espaço para crescer no estado

Apesar de a A. Yoshii atuar em três praças no Paraná - Curitiba, Londrina e Maringá -, o presidente do grupo avalia que o segmento de luxo tem espaço para crescer em diversos pontos do estado.

A verticalização dos municípios, principalmente de cidades-polo, como Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel, é um dos fatores que possibilitam esse crescimento. Outro é a demanda por praticidade aliada à qualidade de vida. “Muitas vezes, num empreendimento vertical de luxo, você tem muito mais atributos do que numa casa e isso tem atraído bastante o público de alta renda”, diz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.