
Quem no auge do verão, em dezembro, comprou uma lancha da marca Triton Yachts, produzida em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, está recebendo nas próximas semanas o desejado sonho de consumo.
Receba as principais notícias do PR em seu celular
Em tempos normais, levaria apenas dois meses entre a escolha do modelo no catálogo até o brinde com champanhe na hora da entrega. A alta procura, no entanto, pode duplicar ou até triplicar este prazo. O diretor de marketing da Triton Yachts, Allan Cechellero, lembra que, claro, quanto mais "customizada" for a embarcação - pintura, decoração, tecidos, equipamentos e revestimentos - mais pode aumentar o prazo de entrega. No entanto, pelo menos dois fatores ajudam a explicar o atual espichamento da fila para a “lancha própria”.
Durante a pandemia de Covid-19, o setor náutico brasileiro registrou forte aquecimento, motivado por famílias que viram no distanciamento propiciado pelo mar uma forma segura de lazer. Em 2020, o crescimento dos negócios no setor foi de 20%; em 2021, outros 10%, totalizando R$ 840 milhões ao ano, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos (Acobar).
Falta de peças importadas também afeta setor náutico
Um outro efeito da Covid, contudo, freou o processo produtivo, segundo a Triton. A paralisação temporária das fábricas levou à escassez de insumos. Entre os produtos mais em falta no mercado, hoje, estão o gel coat (para acabamento superficial), peças em inox e itens dos motores, importados.
Não depender do ferry-boat para cruzar a baía de Guaratuba ainda é para poucos. Os preços das lanchas Triton começam por R$ 250 mil, para a Triton 230 Open, e chegam a R$ 4,3 milhões, se a opção for a Triton 52 Fly. A "campeã de vendas" atualmente é a Triton 300 Sport, que custa R$ 530 mil.

A Triton Yachts foi fundada em 1984, em Curitiba, por José Maria Cechelero Junior. Antes dos barcos, dedicava-se à produção de buggies, capotas de caminhonetes, caiaques, quiosques e guaritas. Atualmente, a Triton produz de 90 a 100 lanchas por ano, gerando 130 empregos diretos. A meta em 2022 é crescer 15% em vendas e 10% em faturamento.
Desafiados, governadores da oposição refutam culpa pela inflação e antecipam debate de 2026
Trump muda jogo político da Europa e obriga países a elevarem gastos com defesa
Preço dos alimentos não cai com ameaças, mas com responsabilidade
A inflação do grotesco: três porquinhos são deixados para morrer em exposição
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião