Fechadas desde o final do ano passado, as duas lojas do antigo hipermercado Extra em Curitiba – nos bairros Guaíra e Cristo Rei – vão reabrir sob a bandeira Assaí Atacadista. O anúncio, que põe fim à indefinição quanto ao destino dos espaços, foi feito nesta terça-feira (05). No processo de reabertura, o atacarejo dará prioridade para contratação dos ex-funcionários do hipermercado.
Garanta as principais notícias do PR em seu celular
A data de reinauguração ainda não foi definida, já que as lojas de Curitiba compõem um “pacote” de 70 unidades do Extra vendidas ao Assaí no ano passado e que terão de passar por reformas para atuarem como atacarejo. Os novos donos informaram que 40 unidades em todo o país serão convertidas para a marca Assaí Atacadista em 2022 e as outras 30 em 2023. A meta do grupo é alcançar 300 lojas em 2023. Atualmente, o Assaí tem 216 unidades e inaugurou quatro lojas orgânicas (projeto construído totalmente do zero) no primeiro trimestre.
Segundo o Assaí, a conversão trará benefícios para as economias locais, porque uma loja do atacarejo demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. Além disso, estima-se em média a criação de 350 empregos na construção civil para reforma de cada espaço. Ao final do processo, cada loja deverá gerar, entre empregos diretos e indiretos, cerca de 500 vagas de trabalho.
Lojas do antigo Extra têm localização privilegiada
O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, destaca a localização das lojas herdadas do Extra: “Estamos falando de alguns dos melhores pontos comerciais dentro dos principais centros urbanos do Brasil, e que seriam irreplicáveis nos dias de hoje em razão da densidade imobiliária nessas regiões”. O acordo para venda de lojas da rede supermercadista Extra ao Assaí foi anunciado em outubro do ano passado. A negociação foi calculada em R$ 5,2 bilhões.
Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí. Segundo a empresa, que emprega 60 mil pessoas no país, uma unidade convertida, além de apresentar maturação acelerada, proporciona faturamento três vezes superior ao obtido no formato hipermercado.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast