Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná S.A

Paraná S.A

Automóveis

Após um ano, Audi retoma produção de veículos em fábrica no Paraná

Audi
Audi Q3 será produzido novamente em fábrica na RMC (Foto: Jonathan Campos/AEN)
  • Ícone de reações Concordo
  • Ícone de reações Concordo parcialmente
  • Ícone de reações Penso diferente

Ouça este conteúdo

Após cerca de um ano de paralisação, a Audi anunciou, nesta terça-feira (14), que irá retomar a sua produção na fábrica de São José dos Pinhais. A montadora alemã deverá reativar sua linha de montagem no complexo industrial na região metropolitana de Curitiba [espaço que divide com a Volkswagen, de seu mesmo grupo] ainda no começo de 2022 para produzir os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

A produção da Audi por aqui será em um sistema chamado semi knocked-down, em que o veículo chega ao Brasil parcialmente desmontado. Os modelos serão fabricados na Hungria e a montagem final será no Paraná.

A Audi suspendeu sua produção em São José dos Pinhais em dezembro de 2020 e atrelou a volta a condições do mercado interno, sobretudo a políticas fiscais. A montadora negocia, atualmente, a liberação de créditos do IPI (que é o imposto sobre produtos industrializados) para o uso em um programa de aumento do volume de produção.

Duas décadas de produção da Audi no Paraná  

A fábrica na Audi no Paraná foi fundada em 1999. Nesta primeira etapa, produzia o célebre modelo A3. Em 2006, a montadora optou por encerrar sua produção nacional. Ela foi retomada, no entanto, em 2012. De lá para cá, a Audi seguiu produzindo o A3 e mais recentemente começou a montagem do SUV Q3. Nesta retomada, a empresa pretende montar apenas este último modelo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.