*Colaborou Ana Clara Braga.
CPF na nota? Não? Então, você pode contribuir com o Hospital Erasto Gaertner, instituição curitibana e especialista em tratamentos oncológicos. E tudo isso com apenas alguns cliques, pelo celular. É que o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação ( IBPT), em parceria com Erasto, vai permitir que os usuários do aplicativo Citzen - Cidadão Contribuinte, destinem as notas fiscal ao Hospital.
O download do app é gratuito e pode ser feito nas plataformas Android e iOS. Por ele, é possível scannear as notas - pelo leitura do código QR da Nota Fiscal do consumidor ou do código de barras do DANFE da Nota Fiscal Eletrônica.
"Por meio da plataforma, conseguimos identificar a quantidade de doações realizadas", disse João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT.
As doações obtidas por meio do cadastro pelo app serão destinadas para à construção do Erastinho, hospital infantil de câncer. Dentro do Citzen as notas fiscais são escaneadas e enviadas diretamente para o Hospital.
“Essa é uma forma que o IBPT encontrou de dar suporte a uma causa tão nobre como essa. A construção do Erastinho vai ampliar a capacidade de atendimento do Erasto Gaertner, referência nacional, além de atender com exclusividade as crianças que vêm de todo o Brasil”, diz João Eloi Olenike, presidente-executivo do IBPT.
Controle das finanças
Além da contribuição com o Erasto, o app também auxilia no controle das finanças do usuário, já que o Citzen - Cidadão Contribuinte sinaliza os gastos por categoria, data, valor total e estabelecimento de compras. O usuário consegue saber também quanto daquilo que pagou é tributo.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Como fica a última praia deserta de Balneário Camboriú após leilão da Caixa
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast